Massa de ar frio provoca queda brusca de temperatura no Sul e parte do Sudeste

Massa de ar frio provoca queda brusca de temperatura no Sul e parte do Sudeste

Após virada do ano com calor intenso, avanço de ar frio a partir da Argentina derruba temperaturas e traz alerta para vento forte neste fim de semana.

Depois de uma virada de ano marcada por temperaturas elevadas, o Sul do Brasil e parte da Região Sudeste devem enfrentar uma mudança radical no tempo neste fim de semana com o avanço de uma massa de ar frio que se desloca da Argentina e do Uruguai em direção ao território brasileiro.

A queda de temperatura será acentuada e deve levar os termômetros a marcas abaixo da média histórica para o mês de janeiro, segundo a análise meteorológica. Nesta sexta-feira (2), a massa de ar frio ainda se encontra na costa da Patagônia e começa a avançar pela província de Buenos Aires, impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, que não representa risco significativo ao Brasil.

Leia mais Motociclista com traumatismo craniano após queda no Municipal em Bento

Por isso, o tempo segue quente nesta sexta-feira no Sul do país. No Rio Grande do Sul, diversas cidades já registravam temperaturas acima de 30°C no fim da manhã, e o calor deve persistir ao longo do dia. No Oeste gaúcho, as máximas podem ultrapassar os 35°C, especialmente em municípios como Uruguaiana, Itaqui e Alegrete.

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS PELO CANAL DO WHATSAPP

A mudança no tempo começa a ser sentida no decorrer deste sábado (3), quando o ar frio passa a ingressar no Rio Grande do Sul, provocando queda nas temperaturas. Em Santa Catarina e no Paraná, o resfriamento será mais perceptível a partir de domingo (4), na maioria das cidades.

Apesar de se tratar de uma incursão de ar frio intensa para esta época do ano, não são esperadas temperaturas baixas durante o dia, por ser o auge do verão. Os efeitos mais significativos devem ocorrer à noite e nas madrugadas, com temperaturas mais agradáveis e moderação do calor durante o dia, variando conforme a região.

Alerta para vento forte

A chegada do ar frio deve ser acompanhada por vento forte a muito forte, especialmente no sábado. No Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, são esperadas rajadas entre 50 km/h e 80 km/h, podendo ser superiores de forma isolada.

Em Porto Alegre, há risco de rajadas fortes a muito fortes durante a entrada do ar frio, principalmente entre o meio da manhã e o meio da tarde. Na Zona Sul da Capital e nas margens do Guaíba, as rajadas podem atingir 70 km/h a 80 km/h, com possibilidade de valores ainda mais elevados.

No Litoral Norte, os ventos devem variar entre 60 km/h e 70 km/h, enquanto no Litoral Sul gaúcho as rajadas podem alcançar 70 km/h a 80 km/h, também com picos isolados acima desses valores.

O vento intenso pode causar transtornos, especialmente na rede elétrica, com risco de falta de energia em pontos do Sul do Estado, entorno da Lagoa dos Patos, Porto Alegre, Sul da Região Metropolitana e áreas do litoral.

O avanço do ar frio pela costa também deve provocar vento forte entre a tarde e a noite de sábado no litoral de Santa Catarina e do Paraná, com rajadas entre 60 km/h e 80 km/h, além do litoral sul de São Paulo, onde o fenômeno pode ser sentido principalmente nas praias.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin