UCS passa a integrar aliança europeia de universidades e amplia internacionalização

UCS passa a integrar a aliança europeia UNITA em 2026, ampliando mobilidade, inovação e parcerias internacionais.

Participação na UNITA amplia mobilidade acadêmica, inovação no ensino e parcerias internacionais

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) iniciará o ano de 2026 como integrante da aliança europeia de universidades Universitas Montium (UNITA), um consórcio que reúne instituições de sete países — Portugal, França, Romênia, Itália, Espanha, Polônia e Bulgária — com o objetivo de criar um campus universitário transnacional.

Leia mais : Incêndio atinge loja de materiais elétricos no Centro de Bento Gonçalves

A iniciativa busca impulsionar a mobilidade estudantil e de pessoal, além de fomentar a inovação no ensino e na pesquisa, promovendo uma educação europeia integrada. O projeto recebe apoio da Comissão Europeia, por meio da iniciativa European Universities, sendo a UNITA uma das alianças financiadas pelo programa Erasmus+, voltado à modernização do Ensino Superior na União Europeia. A carta de aceite para a UCS foi emitida no início de dezembro.

A proposta amplia significativamente as oportunidades acadêmicas, estimulando a colaboração entre diferentes culturas e países. Entre os benefícios está a criação de um campus virtual, que permitirá aos estudantes acessar disciplinas, cursos e experiências acadêmicas oferecidas por universidades parceiras. Em alguns casos, também será possível a dupla diplomação entre as instituições participantes.

ACOMPANHE AS NOTICIAS PELO CANAL DO WHATSAPP

O ingresso da UCS na UNITA ocorreu a partir de uma visita do reitor Gelson Leonardo Rech à Universidade de Turim, na Itália, que coordena a aliança. A participação se dá por meio do Programa Geminae, que promove a conexão entre universidades para além da União Europeia.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon, a adesão representa um avanço estratégico no processo de internacionalização da UCS. “Como integrantes, poderemos desenvolver novas parcerias com universidades portuguesas, espanholas, italianas, francesas, romenas, suíças e ucranianas, participar da conferência anual, ser elegíveis em chamadas para programas de intercâmbio estudantil e projetos voltados à pesquisa e à inovação, além de concorrer ao prêmio de melhores práticas Geminae”, destaca.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin