Sol e calor antecedem fenômeno que deve atingir o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste entre domingo e segunda-feira.
A frente fria vai promover uma grande mudança do tempo e provocar uma nova onda de temporais no começo da semana, afetando o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil entre domingo e segunda-feira. O principal risco será a ocorrência de vendavais, adverte a MetSul Meteorologia.
Este será o primeiro episódio de tempo severo mais amplo desde a onda de tempestades do dia 7 de novembro, quando temporais fortes a severos e alguns com tornados atingiram o Sul do Brasil, causando significativa destruição, nove mortes e mais de 800 feridos.
Leia mais :Tecnovitis impulsiona inovação e sustentabilidade e acontece no Vale dos Vinhedos
Frente fria e instabilidade
A MetSul destaca que, embora haja previsão de temporais localmente fortes a severos neste novo episódio, não se projeta a mesma gravidade do evento da semana passada. Na ocasião, uma baixa pressão profunda atuava sobre o Rio Grande do Sul com um processo de ciclogênese que gerou uma potente linha de instabilidade sob forte cisalhamento de vento.
Desta vez, haverá uma pequena baixa pressão, que alguns modelos chegam a indicar como um ciclone fraco, enquanto outros não configuram ciclone algum. O sistema virá acompanhado de uma frente fria que avança pelo Sul até alcançar o Centro-Oeste e o Sudeste.
Risco de temporais
Com ar quente e temperaturas elevadas à dianteira da frente fria, e com uma corrente de jato menos intensa do que no dia 7, o risco de temporais isolados, fortes a severos, permanece elevado.
A massa de ar quente encontrará o avanço da frente, favorecendo nuvens de grande desenvolvimento vertical capazes de provocar chuva intensa de curta duração, raios, vendavais e granizo isolado em diversos estados entre domingo e segunda-feira.
Como a frente fria evolui
Ar muito quente invade o Sul do Brasil neste sábado e gera forte calor, especialmente no Rio Grande do Sul. As máximas variam entre 32ºC e 35ºC na maior parte das regiões gaúchas, incluindo o Sul do estado. A Grande Porto Alegre deve registrar entre 33ºC e 34ºC.
No fim da tarde e à noite deste sábado, sob atmosfera muito quente, áreas de instabilidade se formam nos três estados do Sul, com chance de chuva e temporais isolados. O risco é maior do Centro para o Noroeste gaúcho, no Oeste catarinense e do Oeste para o Centro do Paraná.
O momento mais crítico deve ocorrer com a frente fria entre domingo e segunda-feira. O sistema ingressa pelo Oeste e pelo Sul do Rio Grande do Sul entre o final da madrugada e a manhã de domingo, avançando pelo estado ao longo do dia. No final do domingo, a frente atinge o Oeste do Paraná, o Oeste e o Meio-Oeste catarinense.





