Tornado devastou 80% de Rio Bonito do Iguaçu e é o mais trágico da história recente do Brasil e deixa, pelo menos, 130 feridos
Rio Bonito do Iguaçu (PR) — O tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na tarde de sexta-feira (7), pode ter alcançado ventos superiores a 250 km/h, segundo análises preliminares da Defesa Civil e de meteorologistas. O fenômeno foi classificado inicialmente como F2 na Escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados, mas pode ser reclassificado para F3, caso seja confirmado o registro de ventos ainda mais fortes
Destruição e vítimas
O tornado deixou ao menos cinco mortos e mais de 130 feridos, sendo 30 em estado grave. Cerca de 80% da área urbana da cidade foi devastada. Casas foram destelhadas, postes e árvores arrancados e várias estruturas colapsaram. Imagens feitas por moradores mostram ruas cobertas por destroços, veículos capotados e estruturas metálicas retorcidas.
Colapso dos serviços
A cidade ficou sem energia elétrica e abastecimento de água. Mais de 3 mil imóveis estavam sem luz até o início da noite. A Defesa Civil montou um hospital de campanha para atender a demanda local e reforçou as buscas por possíveis vítimas soterradas. As equipes de resgate foram apoiadas por voluntários e por bombeiros vindos de outras regiões do estado.
Leia mais em gazeta-rs: BR-470 é totalmente interditada entre Bento Gonçalves e Veranópolis devido à chuva
Classificação do Tornado
Meteorologistas afirmam que a destruição observada é compatível com tornados de grande intensidade. Um tornado F2 tem ventos entre 180 km/h e 250 km/h, capazes de causar colapsos estruturais severos. Caso a análise confirme velocidades acima disso, o evento será classificado como F3, com ventos entre 250 km/h e 320 km/h.
Tragédia histórica
Especialistas apontam que este é o tornado mais devastador da história recente do Brasil, tanto pela força quanto pelo número de vítimas e o impacto urbano. A Defesa Civil mantém equipes de avaliação para determinar os danos e coordenar a reconstrução da cidade.





