Onda de tempestades vai acompanhar formação de ciclone com vendavais

Tempestades e ventos fortes serão provocados por ciclone no Sul do Brasil

Ciclone se forma entre sexta e sábado e deve trazer tempestades e ventos acima de 100 km/h no Sul do Brasil

Uma onda de tempestades vai acompanhar a formação de um ciclone entre sexta-feira (7) e sábado (8), trazendo alto risco de chuva intensa, granizo e vendavais em pelo menos oito estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país. O alerta foi emitido pela MetSul Meteorologia, com base em dados de modelos atmosféricos internacionais.

O sistema começa a se organizar a partir de uma área de baixa pressão que avança do Nordeste da Argentina para o Rio Grande do Sul. Segundo a MetSul, essa baixa pressão deve se aprofundar sobre o estado gaúcho ao longo da sexta-feira, caracterizando um processo de ciclogênese — o termo técnico usado para a formação de um ciclone extratropical que intensifica as tempestades.

Tempestades devem trazer ventos acima de 100 km/h

No final da sexta e início do sábado, o centro do ciclone deve se posicionar muito próximo à costa, entre o Litoral Norte do Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Catarina. Essa condição deve gerar tempestades com ventos fortes a intensos, e rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h em alguns pontos do litoral e do interior.

Além dos ventos, o fenômeno poderá provocar ondas de até 3 metros e ressaca em áreas costeiras, além de interrupções de energia e queda de árvores em municípios mais afetados pelas tempestades.

Região Sul deve concentrar as tempestades mais severas

A sexta-feira será o dia mais crítico de instabilidade na Região Sul, conforme os meteorologistas. Os três estados — Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná — devem registrar chuvas fortes e tempestades severas com descargas elétricas e risco de granizo.

Os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 milímetros em poucas horas, especialmente na Metade Norte gaúcha, com destaque para as áreas do Centro, Noroeste e Norte do estado, além do Meio-Oeste e Planalto Sul Catarinense.

Linhas de tempestades preocupam meteorologistas

Segundo a MetSul, há preocupação com a formação de uma linha de tempestades (squall line) durante a tarde de sexta-feira, no ambiente de formação do ciclone. Essa linha deve se organizar entre o Noroeste e o Norte do Rio Grande do Sul, deslocando-se em seguida por Santa Catarina e Paraná, com potencial para tempestades severas e vendavais de grande intensidade.

Os modelos do Centro Meteorológico Europeu indicam o avanço da instabilidade desde a madrugada, com intensificação pela manhã e pico entre a tarde e a noite de sexta-feira. A orientação é de atenção máxima para áreas de risco, especialmente no Sul do país.

Palavra-chave foco: tempestades

Slug:

#ClimaRS, #Tempestades, #Ciclone, #Vendavais, #MetSul

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin