Pesquisa internacional também mostra, além de evitar obesidade, a enzima protege contra gordura no fígado e inflamações causadas por dietas ricas em gordura
Uma pesquisa internacional revelou que “desligar” uma enzima presente em células do sistema imunológico pode evitar o desenvolvimento de obesidade, diabetes e gordura no fígado, condições frequentemente associadas a dietas ricas em gordura. A descoberta abre novas possibilidades para o tratamento e prevenção de doenças metabólicas.
Estudo internacional
O estudo, liderado pela Universidade Monash, na Austrália, e pelo Baylor College of Medicine, no Texas (EUA), identificou que a enzima regula o uso de energia nas células e controla a inflamação mediada por macrófagos — células do sistema imunológico responsáveis por ativar ou desativar respostas inflamatórias.
Resultados da pesquisa
Publicado na revista científica Molecular Metabolism, o estudo utilizou ratos geneticamente modificados para não apresentarem a enzima. Como resultado, os animais ficaram protegidos dos efeitos de uma dieta rica em gordura, mantendo-se magros e com melhor queima de energia, mesmo com alimentação hipercalórica. Além disso, apresentaram níveis mais baixos de glicose e insulina, fatores decisivos na prevenção do diabetes tipo 2.
Impactos e perspectivas
Os pesquisadores destacam que a descoberta da enzima que pode evitar obesidade e diabetes pode transformar o tratamento de doenças metabólicas. O bloqueio dessa molécula reduz a inflamação e melhora o equilíbrio energético do corpo, mostrando-se uma alternativa promissora para o controle de peso e prevenção de distúrbios relacionados ao metabolismo.
📚 Mais detalhes podem ser conferidos na publicação original .acesse aqui.




