Estação terá início com queda de temperatura, chuva volumosa e risco de granizo em várias regiões
Início
A primavera de 2025 começa oficialmente nesta segunda-feira, 22 de setembro, às 15h19. A nova estação trará mudanças expressivas no clima do Rio Grande do Sul e de outras regiões do Brasil. Além disso, seguirá até 21 de dezembro e marcará a transição do período seco para o chuvoso.
Frente fria
Apesar do início da estação das flores, os primeiros dias no Sul registram a influência de uma frente fria intensa. Entre os dias 20 e 24, o estado enfrentará chuva volumosa, rajadas de vento, risco de granizo e queda acentuada das temperaturas. Enquanto isso, a instabilidade continuará a se expandir pelo território gaúcho.
Efeitos climáticos
O fenômeno sucede um inverno rigoroso, que trouxe episódios de neve em algumas áreas. Com o avanço da frente fria, o frio e a umidade atingem também o Sudeste e parte do Centro-Oeste. Desse modo, o cenário climático se altera de forma significativa em várias regiões. Além disso, os impactos podem se prolongar por alguns dias, até que a massa de ar frio perca intensidade.
Safra agrícola
A massa de ar frio dará espaço, de forma gradual, ao aumento das temperaturas. Portanto, a regularidade do clima será essencial para o início do plantio da safra de verão, especialmente no Sul e no Centro-Oeste. Além disso, os agricultores precisarão acompanhar as previsões meteorológicas para organizar o calendário de cultivo.
Projeções do Inmet
No decorrer da estação, o calor se alternará com períodos chuvosos. No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o La Niña influencie os padrões climáticos no Nordeste. Por isso, recomenda atenção às atualizações meteorológicas, já que os efeitos podem variar ao longo da primavera.
Impactos gerais
Assim, a primavera de 2025 começará com dias frios, chuvosos e ventosos, mas depois apresentará aumento gradual das temperaturas. Essa combinação, por sua vez, terá impactos relevantes para a agricultura e para o cotidiano da população. Em seguida, o calor deve se intensificar, trazendo novas condições para a reta final do ano.
#Primavera2025, #RioGrandedoSul, #frentefria, #chuva, #clima, #Inmet





