Receita Federal libera consulta a novo lote da restituição do IR; veja se você está na lista

 

Linha de apoio: Milhares de contribuintes da serra gaúcha podem ser contemplados no pagamento que será depositado no final do mês. Saiba como verificar sua situação e o que fazer se houver pendências.

Corpo da matéria:

Uma boa notícia para o bolso de muitos brasileiros neste início de semana. A Receita Federal do Brasil (RFB) liberou, na manhã desta segunda-feira, 21, a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025. O pagamento está programado para ser efetuado no dia 31 de julho, injetando recursos na economia e trazendo um alívio financeiro para milhares de famílias.

Para os moradores de Bento Gonçalves e região, que aguardam o retorno do imposto pago a mais no ano anterior, a consulta já pode ser realizada. Este lote contempla tanto contribuintes que estão na lista de prioridades legais quanto aqueles que não possuem preferência.

 

Quem tem prioridade no recebimento?

 

Conforme a legislação, o pagamento das restituições segue uma ordem de prioridade. O grupo prioritário inclui:

  • Idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Após o atendimento a esses grupos, a ordem de pagamento é definida pela data de entrega da declaração, seguindo o princípio de “quem entregou primeiro, recebe primeiro”, desde que não haja pendências.

 

Passo a passo para a consulta

 

Verificar se a restituição está liberada é um processo simples e pode ser feito de forma totalmente online. O contribuinte deve:

  1. Acessar o site oficial da Receita Federal, no endereço gov.br/receitafederal.
  2. Clicar na opção “Meu Imposto de Renda”.
  3. Em seguida, selecionar o serviço “Consultar minha restituição”.

Também é possível realizar a consulta através do aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para smartphones e tablets. Para uma verificação mais detalhada, o contribuinte pode acessar o portal e-CAC e conferir o extrato da declaração para saber se há alguma pendência que o tenha impedido de entrar nos lotes de restituição, a chamada “malha fina”.

Caso o crédito não seja depositado na conta informada na declaração, por algum motivo como desativação da conta, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin