Empresa foi flagrada em duas ocasiões , em menos de uma semana, descartando efluentes químicos irregularmente no Arroio Pedrinho, na divisa entre Garibaldi e Bento Gonçalves. Em diversos episódios ao longo de anos o mesmo arroio tem recebido descarte irregular de efluentes
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) determinou a suspensão imediata e total das atividades da indústria Aramados Masutti Copat Ltda, situada no Vale dos Vinhedos, após flagrar o descarte irregular de efluentes que resultou na poluição do Arroio Pedrinho. A medida drástica foi tomada após a fiscalização constatar, em mais de uma ocasião, o lançamento de resíduos químicos no curso d’água que serve de divisa para os municípios de Garibaldi e Bento Gonçalves.
A ação do órgão ambiental foi motivada por vistorias realizadas nos dias 29 de maio e 2 de julho, que identificaram uma densa espuma cobrindo o arroio. Análises preliminares da Fepam confirmaram que a poluição foi causada por substâncias químicas, como tensoativos e surfactantes, componentes comuns em produtos de limpeza industrial. Há também a suspeita de contaminação por metais pesados, cujo descarte na natureza representa grave risco ambiental.
Com a interdição, a empresa fica proibida de operar até que cumpra uma série de exigências. A principal delas é a comprovação, por meio de laudos técnicos, da total eficiência de sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Além disso, a Aramados Masutti Copat deverá implementar todas as adequações estruturais e operacionais determinadas pela equipe técnica da Fepam para garantir que o descarte de resíduos não volte a ocorrer.
Créditos: Divulgação/SMMA Garibaldi




