Novo aplicativo, chamado Receita Federal, está disponível para Android e iOS. Prazo de entrega vai até 30 de maio
A partir desta terça-feira, 1º de abril, a declaração pré-preenchida com todas as informações disponíveis pela Receita Federal também será liberada. A modalidade agiliza a realização do documento e dá prioridade na fila de restituição. O programa do IR 2025 foi liberado em 13 de março.
Como baixar o programa do IRPF 2025 pelo celular?
Quem quiser preencher a declaração pelo celular precisará baixar o aplicativo Receita Federal, disponível para Android e iOS.
Nos aparelhos com sistema operacional Android:
No sistema operacional do Google, vá até a PlayStore, busque por “Receita Federal” e baixa o aplicativo, como o da seguinte tela:

.
Nos aparelhos com sistema operacional iOS (Apple):
No sistema operacional dos aparelhos da Apple, vá até a AppStore, busque por “Receita Federal” e baixa o aplicativo, como o da seguinte tela:
Segundo o órgão, todas as funcionalidades do antigo aplicativo estarão disponíveis no novo Receita Federal, além de diversos outros serviços, como:
- Declaração do Imposto de Renda, consulta à malha fina, restituição e pagamento;
- Consulta e emissão de recibos médicos (Receita Saúde);
- Emissão de comprovante de CPF e certidão negativa de pessoa física;
- Consulta ao CAPEF, CNPJ e processos administrativos;
- Consulta de notas fiscais de serviço e mensagens na caixa postal;
Quem obteve rendimentos através de aplicações de renda variável (como ações de empresas listadas) ou registrou atividade rural em 2024 não deve realizar a declaração pelo celular.
Como baixar o programa do Imposto de Renda 2025 no computador?
Para baixar o programa do IR 2025, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e, na sequência, basta clicar na opção “Baixar o programa”.
Em seguida, uma mensagem mostra o status de instalação do programa.
No site, o declarante só precisa escolher qual sistema operacional é compatível com seu computador. O programa está disponível para download para os sistemas operacionais Windows, MacOs, Linux e a versão Multiplataforma.




