UFRGS está entre as 10 melhores universidades da América Latina

2015-04-10_190211

Confira a lista das outras universidades gaúchas que estão na lista das 100 melhores

Entre as 129 instituições de 10 países analisadas, a UFRGS ocupa a 10ª posição “graças aos seus fortes ambientes de ensino e pesquisa e conexões na indústria”, conforme aponta a instituição responsável pela lista.

A avaliação é feita pela britânica Times Higher Education (THE), que compara universidades voltadas à pesquisa em todas as suas principais missões, como ensino, produção científica, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. São 13 os indicadores de desempenho utilizados para formular o ranking latino-americano, incluindo o ambiente de ensino, a internacionalização, a inovação, o número de pesquisas, o volume investido nos estudos e as citações, ou seja, a influência das pesquisas. A metodologia é a mesma empregada para avaliar universidades em escala global, mas os pesos são recalibrados para refletir as características das universidades de economias emergentes.

Entre as 10 melhores da América Latina no ranking, seis são brasileiras. A lista é encabeçada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo — Estado que tem ainda a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entre as cinco melhor classificadas.

Do Rio Grande do Sul, além da UFRGS, marcam presença na lista a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 33º; a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 47º; a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre as posições 51 e 60; e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), na faixa entre 71 e 80. Do número 50 em diante, a instituição avaliadora apresenta apenas as faixas de classificação, sem informar posições exatas.

O diretor editorial de rankings globais da THE, Phil Baty, destaca a presença brasileira na lista com as melhores universidades latino-americanas, porém aponta que o sistema de Ensino Superior do Brasil ainda está em uma posição muito precária.
— A profunda pressão financeira sobre suas universidades está prejudicando seu desempenho e atratividade no cenário global e colocando em risco seu imenso potencial. É um problema que ecoa em toda a região. No entanto, face a esses desafios, a resiliência e a ambição das universidades da região são claras, assim como a contínua busca de aumentar a qualidade e atender às necessidades de sua nação — garante Baty.

A UFRGS não aparecia no ranking de 2017. A PUCRS, que estava no 16º lugar no ano passado, caiu 17 posições em 2018. Também a Unisinos, que estava na faixa entre 61 e 70, perdeu algumas posições. A UFPel, por outro lado, saiu da faixa de 51 a 60 para o 47º lugar.
Curiosamente, a própria Times Higher Education aponta outra cenário em seu ranking que leva em conta as universidades de países emergentes — incluindo, além dos países dos Brics (Brasil, Índia, China e África do Sul), também China, Rússia, África do Sul e Taiwan. Em lista divulgada em maio, a PUCRS aparece como a melhor instituição gaúcha, em 191º lugar. Depois vem a UFRGS, na faixa de 201-250, seguida de UFPel, UFSM e Unisinos (301-350). Essa variação nas posições acontece de acordo com o método usado em cada ranking.

As 10 melhores da América Latina

1. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – São Paulo, Brasil
2. Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo, Brasil
3. Pontificia Universidad Católica de Chile – Chile
4. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo, Brasil
5. Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey – México
6. Universidade do Chile – Chile
7. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – RJ, Brasil
8. Universidad de los Andes – Colômbia
9. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Minas Gerais, Brasil
10. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – RS, Brasil

As universidades gaúchas na lista

10) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
33) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
47) Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
51-60) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
71-80) Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)