Ministro Pimenta, em Bento Gonçalves, recebe prefeitos da serra Gaúcha e ouve demandas

2015-04-10_190211

A reunião girou em torno da necessidade de reconstrução do Rio Grande do Sul como um todo, apresentar as ações da União realizadas até o momento e ouvir as demandas dos municípios afetados

Na segunda-feira, 27 de maio, foi realizada uma reunião na Prefeitura de Bento Gonçalves entre os ministros Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, com prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE).

Também participaram do encontro o Secretário Nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolf, e o Secretário Nacional do Ministério da Saúde, Filipe Proença.

O objetivo da reunião foi apresentar as ações realizadas até o momento e ouvir as demandas dos municípios afetados pelas recentes enchentes. O ministro Paulo Pimenta destacou os programas e ações implementados pelo Governo Federal e reforçou que mais de 44 mil famílias do Rio Grande do Sul já podem confirmar o cadastro para receber o pagamento do Auxílio Reconstrução.

O procedimento deve ser realizado pelo responsável de cada família diretamente no site oficial. Após a confirmação das informações, o nome da pessoa será encaminhado à Caixa Econômica Federal, que realizará o depósito de R$ 5.100, em parcela única, limitado a um recebimento por família afetada.

Valdir Fabris, presidente da AMESNE e prefeito de Guaporé, entregou um ofício contendo as principais demandas dos municípios, incluindo recursos, auxílio reconstrução e saque calamidade do FGTS. Alguns municípios estão enfrentando dificuldades para acessar os benefícios devido à falta de reconhecimento do Decreto de Calamidade. Segundo o Ministro Pimenta, uma nova lista de reconhecimento deve ser liberada nesta terça-feira.

O ministro Waldez Góes ressaltou os planos de trabalho das prefeituras, que foram aprovados para obter apoio federal, totalizando 406. “A Defesa Civil Nacional, em parceria com o Estado e municípios, está focada na resposta imediata, salvando vidas, cuidando das pessoas em abrigos, escoando a água das chuvas e limpando as cidades atingidas”, afirmou.

Pimenta garantiu que “não faltará dedicação do Governo Federal para que o Estado recupere tudo o que foi perdido”.