Frente fria avança com chuvas e temporais isolados

2015-04-10_190211

Frente fria associada a um centro de baixa pressão traz chuva forte e temporais enquanto o Rio Grande do Sul ainda vive o desastre das águas

 

Nesta quinta, a frente fria avança associada a um centro de baixa pressão e traz chuva para quase todo o Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia alerta que em várias cidades a chuva será por vezes forte e com trovoadas. Não podem ser descartados temporais muito isolados com vento forte granizo.

Os mapas abaixo mostram a projeção de chuva e pressão atmosférica em superfície do modelo do Centro Meteorológico Europeu para a madrugada, manhã, tarde e noite desta quinta-feira no Sul do Brasil em que se observa o deslocamento da frente fria e o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o estado.

Na sexta, o centro de baixa pressão estará na costa, onde se aprofunda. A sua circulação de umidade provocará chuva, garoa e vento na maior parte do estado. Isoladamente, a chuva em alguns momentos será forte. METSUL As rajadas de vento na sexta podem ser fortes a muito fortes em alguns momentos no Sul e no Leste gaúcho com registros de 60 km/h a 80 km/h, em especial nas lagoas e na costa.

Há risco de queda de árvores e cortes isolados de energia. Uma massa de ar polar avança da Argentina e do Uruguai para o estado nesta sexta-feira e haverá uma queda acentuada da temperatura com frio intenso no final do dia. Com o vento, a sensação térmica vai ser muito baixa.

O tempo melhora com predomínio do sol e noites geladas no fim de semana, quando se espera a formação de geada em muitos municípios em horas da madrugada. Só que a trégua da instabilidade vai durar pouco. Volta a chover no estado entre segunda e terça da semana que vem.