Está preparado?Meteorologia prevê grande choque térmico entre quarta e quinta-feira

2015-04-10_190211

Condições que recordam o clima do auge do verão hoje vão dar lugar a temperaturas mais comuns do clima de outono amanhã

Uma radical mudança de temperatura é esperada no Sul do Brasil entre hoje e amanhã. Uma massa de ar quente e seco será substituída por uma massa de ar frio, o que fará com que as temperaturas desabem em relação ao que vem se registrando nesta semana. Por que um choque térmico? A temperatura vai variar até 15ºC em algumas cidades de um dia para o outro no mesmo horário, saindo de uma condição que lembra o clima do auge do verão para uma situação típica de clima de outono.

A mudança radical do tempo será promovida por uma frente fria que hoje começa a ingressar no Rio Grande do Sul com chuva no Sul e no Oeste. Esta frente vai avançar, então, para Norte e trazer a mudança do tempo para as demais regiões gaúchas, Santa Catarina e o Paranã amanhã e na sexta.

Onde a brusca mudança de temperatura deve ser mais sentida é no Rio Grande do Sul, onde o calor tem sido mais forte nestes dias. Ontem, a temperatura chegou a 35,9ºC entre os vales do Rio Pardo e do Taquari enquanto na Grande Porto Alegre as máximas passaram dos 34ºC à tarde.

Hoje, novamente, as máximas devem ficar ao redor ou acima de 35ºC nos vales e parte da Grande Porto Alegre. Pontos da Serra devem ter mais de 30ºC, como já ocorreu ontem em alguns locais. O Noroeste e o Norte do estado também devem ter calor com máximas de 32ºC a 34ºC na maior parte das cidades das Missões e do Noroeste e ao redor de 30ºC na região de Passo Fundo.

A temperatura se eleva menos nesta quarta-feira é no Sul e parte do Oeste pela instabilidade da frente. Amanhã, a queda da temperatura será muito acentuada. As temperaturas à tarde vão estar 10ºC a 15ºC abaixo das marcas da tarde de hoje na maioria dos municípios.

Em Porto Alegre, por exemplo, no meio da tarde desta quarta a temperatura na capital deve estar ao redor de 33ºC a 34ºC, mas no mesmo horário na quinta deve estar em torno de 20ºC a 22ºC. Algumas cidades dos vales que hoje terão 35ºC à tarde vão registrar 18ºC a 20ºC amanhã à tarde. Pontos do Alto Uruguai, Santa Catarina e do Paraná ainda devem ter tempo mais quente com abafamento na tarde da quinta-feira, antes da chegada da frente que não é de rápido deslocamento. Isso fará com que localidades do Nordeste catarinense, como na área de Joinville, tenham muito calor.