Aegea já atende 7 milhões de pessoas em 49 municípios do país
O consórcio da empresa Aegea venceu nesta terça-feira o leilão de privatização da companhia gaúcha de saneamento Corsan com uma oferta única de cerca de 4,15 bilhões de reais, o que representa ágio de 1,15% em relação à proposta mínima requerida.
O certame foi realizado na sede da B3 em São Paulo.
O consórcio vencedor do controle da Corsan é formado pela Aegea, empresa que opera diversas concessões de saneamento no país, bem como as gestoras Perfin e Kinea.
Aegea é maior empresa privada de saneamento do país.
Desde 2010 no mercado, a Aegea atende mais de 7 milhões de pessoas em 49 cidades do país (quatro delas em Santa Catarina). Na PPP com a Corsan, deverá atender inicialmente 500 mil pessoas — até 2055, contudo, a projeção é de que 1,7 milhão de gaúchos utilizem a infraestrutura que será construída e ampliada no Estado.
O leilão marcou mais um passo nas privatizações do saneamento no Brasil, depois que o Congresso aprovou em 2020 uma nova regulamentação para o setor na esperança de atrair investidores para concessões estaduais e municipais de água e esgoto.
A Corsan possui contratos vigentes para prestação de serviços em 307 municípios, atendendo mais de 6 milhões de pessoas.
O governo do Estado do Rio Grande do Sul chegou a divulgar prospecto para venda do controle da companhia via oferta pública inicial de ações (IPO), mas mudou a modelagem da desestatização em meados deste ano.
A Aegea pertence ao grupo Equipav, ao investidor estatal de Cingapura GIC e à Itaúsa, e opera concessões de saneamento do país como em zonas da cidade do Rio de Janeiro.