Novo vírus circula na internet e já roubou dados pessoais de 10 mil brasileiros

2015-04-10_190211
Vírus é potencialmente mais perigoso que outros similares

O vírus malware ‘NullMixer’ foi identificado pela empresa de cibersegurança Kaspersky.

De acordo com a empresa, o NullMixer se diferencia dos demais vírus dessa modalidade por ser potencialmente mais perigoso, já que pode realizar um download massivo de ‘trojans’ (malware que se faz passar por um software genuíno). Desta forma, ele ocasiona uma infecção em grande escala nos dispositivos.

Especialistas descobriram que o vírus rouba desde credenciais, endereço, dados de cartões de crédito, criptomoedas até mesmo contas do Facebook e da Amazon.

Tudo isso a partir de um download de programas pirata por parte do usuário. Ao tentar realizar o download do software, a vítima é redirecionada para uma página que contém um programa protegido por senha e instruções detalhadas.

“Tudo parece normal, como se o pessoa estivesse realmente prestes a fazer o download do software. Porém, seguindo as instruções, a pessoa inicia o NullMixer, que lança vários arquivos de malware na máquina infectada, incluindo spyware, backdoors, trojans para roubos bancários e outras ameaças”, informa em nota a Kaspersky.

Confira a seguir como se proteger:

– Utilize apenas fontes confiáveis para baixar um software: Dê preferência para lojas oficiais da venda de programas, uma vez que malwares costumam ser distribuídos através em sites de terceiros onde a segurança não é verificada.

– Verifique regularmente suas contas em busca de transações desconhecidas. “Normalmente, o proprietário não tem conhecimento de que o malware está no computador e continua a adicionar informações pessoais em sites bancários seguros”, informa a Kaspersky.

– Utilize uma solução de segurança robusta. Analise as soluções disponíveis no mercado e invista em segurança da informação. Esta é a melhor forma de se proteger no ambiente digital.