Escolas recebem apresentação teatral visando resgatar identidade do município

2015-04-10_190211

Ação faz parte de projeto do CIC-BG e ocorre até o final do mês.

Desde segunda-feira, 7, escolas estaduais e municipais de Bento Gonçalves estão recebendo apresentações teatrais da peça “Belamérica”, uma promoção da entidade empresarial através do projeto Le Nostre Origini.

Com a iniciativa, a entidade pretende aproximar a história da imigração italiana das novas gerações e também de quem escolheu Bento Gonçalves para viver. Mais de quatro mil jovens devem ser diretamente alcançados pela ação.

Ao longo dos anos, a pujança econômica do município, notadamente um polo vitícola e moveleiro, atraiu expressiva mão de obra oriunda de outras praças do Estado e do país, ajudando na salutar miscigenação do povo.

“Nosso passado nos liga ao presente e nos transporta para o futuro. Manter o elo com a imigração italiana é uma forma de manter nossas raízes culturais vivas, principalmente nas gerações mais novas. Quando conseguimos compreender os hábitos, os costumes e a cultura de um povo, tudo passa a fazer mais sentido, facilitando o entendimento do modo como pensamos e agimos e também a adaptação de quem vem de fora”, comenta a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

Até o fim de março, alunos de 15 escolas serão contemplados pelo projeto através da apresentação da montagem encenada pelo grupo Teatro Luz e Cena.

O espetáculo serve como resgate da história e da memória da cultura italiana, iniciada a partir de 1875 com a chegada dos primeiros imigrantes à região.

No palco, cinco personagens – Tina, Pipo, Gi, Nico e Geno – acabam descobrindo que seus nomes não são os que eles imaginavam. Para descobrir a verdade, eles precisarão fazer uma investigação, empreendendo uma longa e divertida viagem no tempo.