Calor de sexta-feira antecede nova rodada de chuva forte no RS

Calor de sexta-feira antecede nova rodada de chuva forte no RS

Temperatura sobe nesta sexta antes de instabilidade que deve trazer chuva volumosa entre domingo e terça, com risco de alagamentos, inundações e temporais isolados

O Rio Grande do Sul terá uma sexta-feira (25) de calor antes da chegada de uma nova rodada de chuva. A instabilidade deve ganhar força entre domingo (27) e terça-feira (29), com previsão de chuva volumosa e risco de alagamentos, inundações e temporais isolados. A MetSul Meteorologia aponta que alguns pontos do Estado podem receber 200 milímetros ou mais.

Nesta sexta, o sol aparece entre nuvens em grande parte do Estado. A entrada de ar mais quente pelo Nordeste da Argentina provoca elevação acentuada da temperatura durante o dia, com máximas acima de 30°C na Grande Porto Alegre e em parte do interior.

Na Serra Gaúcha, a previsão também indica elevação da temperatura nesta sexta. Em Bento Gonçalves, a projeção aponta máxima de 26°C, sem chuva. A instabilidade aumenta a partir do fim de semana, com chuva prevista entre domingo e terça-feira.

A mudança no tempo começa de forma mais pontual no sábado, mas a chuva deve atingir um número maior de regiões no domingo e na segunda-feira. A previsão indica que a terça-feira pode concentrar os maiores volumes em grande parte do Estado.

O período mais instável deve se estender de domingo a terça-feira. Os modelos meteorológicos ainda apresentam diferenças sobre a distribuição exata da chuva, mas indicam maior concentração dos volumes entre o Oeste, o Centro e a Serra.

O Oeste gaúcho aparece entre as áreas de maior atenção, com projeções que chegam a 100 a 200 milímetros. Alguns cenários analisados pela MetSul indicam possibilidade de acumulados ainda maiores, entre 200 e 300 milímetros em pontos específicos.

Além da chuva, há possibilidade de temporais isolados, com granizo e vento forte. A previsão, no entanto, não indica neste momento uma sequência de tempestades com a mesma severidade do episódio registrado na segunda-feira (21), que provocou danos em diversas regiões do Estado.

A instabilidade inicialmente estará associada à formação de uma frente quente. Na sequência, a passagem de uma frente fria deve contribuir para a intensificação da chuva, especialmente na terça-feira.

O novo episódio ocorre poucos dias depois de uma sequência de temporais que provocou chuva intensa, enxurradas, cheias de rios e danos em diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Compartilhar

AD – 1440 x 405 – aurora
AD – 1440 x 405 – afeto organic beauty
AD – 1440 x 405 – Instituto Bordin
AD 400 x 437 – aurora
AD 400 x 437 – afeto organic beauty
AD 400 x 437 – Instituto Bordin