O sétimo Vitis Aurora encerra hoje (15) com programação especial na unidade da Cooperativa Vinícola Aurora em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. A feira, que atrai cerca de cinco mil visitantes, consolida-se como referência na viticultura brasileira, reunindo mais de 90 expositores e 10 startups em um ambiente de inovação e sustentabilidade.
O evento gratuito oferece ampla variedade de produtos e soluções para o setor vitivinícola, desde máquinas e implementos agrícolas até insumos especializados para fruticultura. Os visitantes podem acompanhar demonstrações práticas de vinhedo para colheita mecânica, aplicação de fungicida com drone e manejo de plantas de cobertura, além de participar de minicursos de degustação de vinhos.
A programação de hoje inclui mesa-redonda sobre “Juventude no campo: inovação, sustentabilidade e o futuro da agricultura” (8h30), palestra sobre segurança na operação de máquinas agrícolas (11h) e encerramento com apresentação sobre tendências climáticas para fruticultura e viticultura na safra 25/26 (13h30).
O espaço da agricultura familiar conta com 10 cooperados comercializando produtos coloniais, enquanto a loja da Aurora permanece aberta para visitação e vendas. A feira oferece ainda área de lazer, alimentação e sorteio de brindes, das 8h às 17h30, com entrada franca.