Rio Grande do Sul faz alerta após casos de raiva em morcegos

Rio Grande do Sul faz alerta após casos de raiva em morcegos

Alerta para casos de raiva em morcegos no Rio Grande do Sul. Qualquer tipo de contato com o animal pode ser perigoso, já que não dá para saber se ele está contaminado com o vírus da doença. A recomendação é ficar longe e procurar atendimento médico em caso de contato.

Verão é temporada de reprodução dos morcegos e é quando eles são mais vistos. Os morcegos mais presentes na área urbana de porto alegre são os que se alimentam de plantas e insetos.

Por isso, não costumam atacar pessoas ou animais de estimação, como os hematófagos, que se alimentam de sangue. Mesmo assim, o contato direto com qualquer espécie pode ser um risco.

Em janeiro, a equipe de vigilância ambiental da secretaria municipal da saúde de Porto Alegre identificou dois morcegos infectados pela raiva. O vírus é letal ao ser humano em quase 100% dos casos.

O vírus é transmitido pela saliva do morcego em caso de uma mordida ou até mesmo uma lambida na pele. A orientação é não tocar nos animais para evitar uma possível contaminação acidental.

Em caso de mordida é preciso buscar atendimento médico imediatamente. Rio Grande do Sul não possui registro de raiva humana desde a década de 1980. Em todo o Brasil, foram 48 nos últimos 15 anos, metade das contaminações por morcegos. Por isso, a presença de desses mamíferos voadores em casa deve ser comunicada aos serviços de vigilância ambiental.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.