11 pessoas foram presas, sendo sete mulheres em Bento Gonçalves, três homens em Caxias do Sul e um suspeito em Santa Catarina.
Polícia Civil prende 13 sendo sete mulheres em Bento Gonçalves, três homens e outros em Caxias do Sul, Guaporé e Itajaí – SC após investigações que revelaram esquema de extorsão virtual milionária contra empresário
Na manhã de quinta-feira, 13 de março, a Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, deflagrou a Operação Phantom, uma ação coordenada para desarticular uma quadrilha especializada em extorsão por meio da ameaça de divulgar imagens íntimas. A operação resultou na prisão de 13 pessoas e no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Guaporé (RS) e Itajaí (SC).
As investigações, iniciadas em 2021, revelaram que os criminosos utilizavam perfis falsos nas redes sociais para atrair vítimas, principalmente empresários. Após estabelecer contato, os golpistas convenciam as vítimas a trocar mensagens íntimas e, em seguida, outro integrante do grupo se passava por um policial ou parente da suposta jovem, alegando que ela era menor de idade e acusando a vítima de pedofilia. Sob ameaças, as vítimas eram coagidas a realizar transferências bancárias significativas para evitar supostas denúncias ou a exposição das imagens.
Um dos casos que levou à operação envolveu um empresário de Cuiabá, que foi extorquido por mais de um ano, resultando em um prejuízo superior a R$ 2 milhões.
Em Bento Gonçalves, sete mulheres foram presas por emprestar suas contas bancárias para receber os valores da extorsão, sabendo da origem ilícita do dinheiro.
A operação faz parte do Programa Tolerância Zero do Governo de Mato Grosso e representa um marco no combate a organizações criminosas que utilizam a intimidação e o uso indevido da identidade policial para extorquir cidadãos. A Polícia Civil reforça a importância de denunciar casos de extorsão virtual para garantir que os criminosos sejam identificados e responsabilizados.