O que torna uma pessoa mais atraente, segundo estudo (e não é humor ou inteligência)

2015-04-10_190211

Ao se preparar para um primeiro encontro, muitas pessoas se preocupam em colocar a melhor roupa ou ensaiam mentalmente como vão contar a piada mais engraçada da noite. Contudo, um estudo descobriu que a característica mais atrativa em outra pessoa é a gentileza, também chamada pelos pesquisadores de pró-socialidade.

Ela se refere a alguém que envelhece com ações e julgamentos que beneficiam os outros, mesmo sem influência externa. O estudo, publicado na revista científica British Journal of Social Psychology, examinou o território “inexplorado” da influência deste comportamento na definição de beleza.

“A pró-socialidade, devido ao seu papel fundamental nos relacionamentos humanos, influência de forma única nas avaliações de atratividade física”, escreveu a equipe.

Anteriormente, pesquisas já apontaram a importância do humor e da inteligência como fatores-chave para que uma pessoa seja considerada atrativa.

“Em uma sociedade que valoriza a aparência, é importante entender os fatores que influenciam a avaliação da beleza”, atestaram os cientistas envolvidos no estudo.

Para encontrar as evidências demonstradas, a equipe realizou uma série de experimentos envolvendo um total de 4.192 participantes. Eles receberam fotos de passaportes de homens ou mulheres (que sorriram para as fotos) inclusive com especial atenção deles.

Essas pessoas incluíam diferentes traços de personalidade, diziam onde trabalhavam, como por exemplo, trabalhavam em um refeitório comunitário (indicador de uma pessoa gentil), qual era o seu tipo de humor e se era inteligente.

A partir disso, os participantes classificaram o quanto cada uma dessas pessoas era atraente. Assim, os pesquisadores observaram que pessoas pró-sociais foram tão comuns quanto as mais bonitas fisicamente.

“Embora outros traços de personalidade tenham seus méritos, este estudo demonstra que a pró-socialidade influencia significativamente as avaliações de beleza mais do que outros traços positivos, como humor ou inteligência. Em nível individual, praticar atos gentis e úteis pode gerar avaliações mais elaboradas ​​da aparência de uma pessoa”, esclarece a equipe.