“Mulheres Rurais: cultivando novas relações entre o campo e a pesquisa” são tema de evento em  Bento Gonçalves

2015-04-10_190211
A região Sul foi escolhida como projeto piloto para a ação que deverá ser realizada nas outras regiões do Brasil,

Na próxima quinta-feira, dia 19 de setembro,  acontece o evento “Mulheres Rurais: cultivando novas relações entre o campo e a pesquisa”, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. A atividade, que acontece a partir das 8h, tem como objetivo discutir o protagonismo das mulheres no meio rural, com foco nas inovações tecnológicas e no papel da pesquisa.

O evento busca melhorar a comunicação entre o público feminino que vive no campo e que trabalha no campo e os pesquisadores ou pesquisadoras. “Nossa proposta é que a partir dessa comunicação se desenvolvam projetos de pesquisa que sejam úteis para as mulheres rurais para a melhoria da condição de vida também deste grupo no campo”, pontua a pesquisadora da Diretoria de Negócios da Embrapa, Cristina Arzabe, que é uma das articuladoras da ação.

O evento contará com a apresentação de importantes projetos como o Observatório de Mulheres Rurais do Brasil, que será apresentado por Cristina Arzabe, e o Perfil das Mulheres Rurais do Rio Grande do Sul, que será apresentado por Clarice Bock, da Emater/Rs-Ascar. Também integram a programação casos de sucesso de mulheres para inspirar as participantes. Dentre eles o Projeto Mulheres e a cultura do pinhão, que será apresentado por Rossana de Godoy, da Embrapa Florestas,  do Cooperativismo na promoção da mulher rural, por Jessyca Bolzan, da Cooperativa Vinícola Aurora, e do Case da Vinícola Zottis, que apresentado pela enóloga Daniela Zottis.

Na parte da tarde, acontece o lançamento do Guia de Orientação para incorporar a perspectiva de gênero em projetos de pesquisa em Ciência e Tecnologia, uma iniciativa do Programa de Cooperação Internacional para a Agricultura do Cone Sul (Procisur).

O evento é uma iniciativa da Embrapa e conta com o apoio em Bento Gonçalves da Emater/RS – Ascar, do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), do Institituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul- Campus Bento Gonçalves (IFRS) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

A participação no evento é gratuita, mas com inscrição prévia obrigatória no endereço: https://forms.gle/DryoD2r4iMGcNzVZ9 O evento será realizado na sede da Embrapa Uva e Vinho, localizada na Rua Livramento, 515, Bento Gonçalves, RS. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: uva-e-vinho.eventos@embrapa.br.

A região Sul foi escolhida como projeto piloto para a ação que deverá ser realizada nas outras regiões do Brasil, como uma forma de iniciar as discussões  e ampliar as relações com as mulheres que serão fortalecidas com o lançamento da política de Diversidade, Equidade e Inclusão da Embrapa, que será lançada em breve.  O evento também é uma resposta da Embrapa ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 – Igualdade de Gênero, da Agenda 2030, à qual o Brasil é signatário, e compartilham com esforços conjuntos nas diferentes esferas governamentais para dar às mulheres direitos iguais ao acesso a diferentes recursos. A atividade integra, ainda, o programa Recupera Rural RS.

Serviço:
Seminário: Mulheres Rurais – cultivando novas relações entre o campo e a pesquisa
Data:19/09/2024, quinta-feira
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho, R. Livramento, 515 – Bento Gonçalves –
Inscrição gratuita em: https://forms.gle/DryoD2r4iMGcNzVZ9
Informações adicionais: uva-e-vinho.eventos@embrapa.br