Ministério da Agricultura apreende 18,8 mil quilos de frango no RS por suspeita de gripe aviária

2015-04-10_190211
Abate Halal - Foto: Divulgação/IDR-PARANÁ

O Ministério da Agricultura (Mapa) determinou a apreensão de 18,8 mil quilos de cortes de frango de um frigorífico localizado em Westfália, no Rio Grande do Sul, devido à suspeita de gripe aviária. O lote apreendido pertence a um produtor do município vizinho, Teutônia, e está sob análise para descartar a possibilidade de contaminação.

A apreensão cautelar ocorreu no frigorífico da Cooperativa Languiru, após auditores sanitários encontrarem aves com sinais compatíveis com a doença, como secreção nasal, edema de face, incoordenação e torcicolo, no momento em que seriam abatidas. O lote inclui desde cortes específicos até frangos inteiros congelados, que permanecem acondicionados em local específico até a liberação, condicionada ao resultado negativo dos testes laboratoriais para a síndrome respiratória e nervosa, nome técnico da gripe aviária.

O abate programado inicialmente contemplava 12.524 aves do produtor Marcos Altmann, de Teutônia, com um total remanescente de 37.571 aves, todas com idade média de 43 dias. A decisão preventiva visa evitar a disseminação da doença, que teve seu primeiro caso confirmado em Montenegro (RS) no dia 16 de maio.

Até o momento, o Ministério da Agricultura não se pronunciou oficialmente sobre o caso, apesar de estar em articulação com autoridades sanitárias nacionais e internacionais para garantir a segurança e a transparência das informações.

A gripe aviária já provocou a eliminação de milhares de aves na região e a destruição de cerca de 20 milhões de ovos férteis, além da suspensão das exportações brasileiras de carne de aves para 47 países, incluindo membros da União Europeia, China, México e outros.

O Mapa reforça que o consumo de carne de aves e ovos não representa risco à saúde humana, enquanto as medidas de contenção seguem rigorosas para erradicar a doença e retomar as exportações o mais breve possível.