A contagem regressiva para o principal evento da juventude católica da Diocese de Caxias do Sul começou. A Jornada Diocesana da Juventude, conhecida como JTchêJ, será realizada no dia 31 de agosto, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo formulário disponível no link https://forms.gle/cQFVntL8Yvcdnv3i6. O ingresso custa R$ 20,00 (vinte reais) por pessoa e o valor deve ser pago na entrada, no dia da Jornada. É possível se inscrever até o dia 20 de agosto ou até que restarem vagas que estão limitadas a 1000 pessoas, capacidade do local do evento.
A JTchêJ deste ano tem como tema “Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar” (Is 40,31). Este tema foi escolhido pelo Papa Francisco, ainda no ano passado, para que as Igrejas Particulares no mundo todo pudessem celebrar as Jornadas Mundiais da Juventude. Esses momentos buscam preparar as comunidades para o Jubileu dos Jovens, no contexto do grande Jubileu de 2025 que terá como tema “Peregrinos da Esperança”.
Evangelizar por diferentes meios
A JTchêJ é composta por diversos momentos que aliam a oração, a diversão e a formação. A abertura dos portões será às 12h45, com a acolhida dos participantes que será feita pela Orquestra de Sopros de Faria Lemos. Em seguida, o folclore formado por jovens da Região Pastoral de Bento Gonçalves irá animar os participantes com músicas católicas e dança até o início oficial da Jornada, às 13h30.
A tarde também contemplará um momento de formação chamado de “catequese”. Nesta edição serão trabalhados quatro temas que envolvem: autocuidado e saúde mental; como ser cristão nas redes sociais a exemplo do beato Carlo Acutis; evangelização por meio da dança e como a fé pode auxiliar no caminho profissional.
Em parceria com o Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Caxias do Sul, a organização da Jornada também disponibilizará durante o evento as Tendas Vocacionais. Congregações religiosas, seminaristas, padres e leigos estarão dialogando com os jovens sobre como é viver cada vocação, a fim de estimular o despertar de novas vocações entre a juventude.
Toda a programação será permeada por momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões e, ao final, a Missa de Envio, que é o momento central da Jornada Diocesana da Juventude.
O encerramento da JTchêJ ficará por conta do DJ católico Moisés Santos. O maranhense é reconhecido pelos remixes de músicas conhecidas, por animar festas católicas em todo o Brasil e por evangelizar através da música eletrônica.
Um dia para celebrar e para marcar recomeços
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos, foi anunciada como sede da 8ª JTchêJ ainda em 2023. A escolha se deu tendo em vista a celebração do centenário da Paróquia, comemorado em setembro deste ano, e para valorizar as comunidades do interior.
Durante o mês de maio, a localidade de Faria Lemos foi fortemente atingida por deslizamentos e outras consequências causadas pelos temporais. O salão paroquial onde ocorrerá a Jornada foi, por meses, o ponto de acolhimento para os desabrigados e a base das equipes de resgate.
A pedidos da própria comunidade, a JTchêJ foi mantida será realizada nas dependências da Paróquia Nossa Senhora do Rosário como sinal de recomeço e esperança fundamentada em Deus, que se manifesta através da juventude
Sobre a Jornada Diocesana da Juventude
A Jornada Diocesana da Juventude é celebrada mundialmente, em cada uma das dioceses da Igreja e faz parte do processo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude que ocorre a cada dois ou três anos. A próxima será em 2027, em Seul, na Coreia do Sul.
Em nível diocesano, a coordenação do Setor Juventude é responsável por organizar a Jornada Diocesana, com o objetivo de integrar todos os movimentos, grupos e pastorais existentes na Diocese. A proposta das Jornadas Diocesanas, começou com São João Paulo II, em 1985, e atualmente conta com a atenção e carinho do Papa Francisco.
Em 2016, na madrugada, 31 de julho, foi realizada a primeira Jornada Diocesana da Juventude (JTchêJ) em Caxias do Sul. O encontro reuniu mais de 200 pessoas no Colégio São José, para uma noite de muita música, celebração e também para acompanhar a Missa de encerramento da JMJ 2016, realizada na Polônia. Foram mais de 12 horas de programação.
As JTchêJs se repetiram em 2018, na comunidade Santa Lúcia, em Caxias do Sul, e em 2019, no Seminário Aparecida. No ano de 2020, em virtude da pandemia, o encontro foi online, com transmissão da capela do Seminário Aparecida. Em 2021, a JTchêJ ocorreu na cidade de São Marcos, reunindo 350 jovens. No ano de 2022, foi a vez de Garibaldi sediar o evento, reunindo cerca de 850 pessoas. A última edição, em 2023, ocorreu no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, contando com a participação de mais de 2 mil pessoas.
Serviço
O acesso de ônibus e vans ao local da JTchêJ será controlado. Ao chegar ao Distrito, os veículos deverão aguardar no posto de combustível de Faria Lemos, junto ao Km 5,5 da RS-431. Neste ponto haverá uma equipe que dará as orientações para a chegada até a Paróquia, para o desembarque de passageiros.
A alimentação e a água serão fornecidas durante a JTchêJ com o valor já incluso no ingresso. Quem quiser, também pode levar lanches de casa ou dinheiro para adquirir no local.
A previsão de encerramento da Jornada é às 20h30.