A funcionalidade, que permite pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo bancário, está disponível apenas para usuários de dispositivos Android com Google Pay
A partir desta sexta-feira, 28 de fevereiro, os pagamentos via Pix podem ser realizados por aproximação, permitindo que usuários aproximem seus celulares das maquininhas dos comerciantes. Essa funcionalidade, que dispensa o uso do aplicativo bancário para efetuar os pagamentos, está disponível para usuários de produtos do Google e aparelhos Android, desde que tenham conta em instituições participantes do Open Finance.
No entanto, os usuários de iPhone ainda não têm acesso a essa novidade. A Apple ainda não solicitou a licença necessária para operar o Pix por aproximação, e a empresa cobra pelo uso da tecnologia NFC, o que inviabiliza a prestação do serviço, já que o Pix é gratuito e não permite o repasse de custos adicionais ao consumidor. Inicialmente, o limite para as transações por aproximação será de R$ 500,00, e pode ser ajustado pelo cliente.