IFRS realiza leilão para venda de animais excedentes

2015-04-10_190211

O Campus Bento Gonçalves do IFRS realizará o leilão de 26 suínos e um terneiro no dia 22 de setembro de 2022, às 9h.

Os animais encontram-se à disposição para vistoria na Estação Experimental localizada no distrito de Tuiuty, mediante prévio agendamento da visita pelo telefone (54) 99705-8996 ou (54) 99186 0502, no horário de 8h às 11h e das 13h30 às 17h, nos dias úteis, ou pelos seguintes e-mails estacao.experimental@bento.ifrs.edu.br ou licitacao@bento.ifrs.edu.br.

A descrição detalhada, a avaliação dos animais, os pesos estimados e todas as demais informações sobre o leilão estão disponíveis no site ifrs.edu.br/bento. O leilão será realizado na sede do Campus, localizada no seguinte endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 540 – Bairro Juventude – Bento Gonçalves, RS.

Justificativa do leilão

As aulas práticas de produção animal são essenciais ao aprendizado no curso técnico em agropecuária. Para o efetivo aprendizado, em que os alunos tenham ciência de como funciona a produção animal na íntegra, cada área da zootecnia deve funcionar, pelo menos, como um demonstrativo de uma granja com fins comerciais.

Na suinocultura as aulas práticas iniciam no manejo  reprodutivo de suínos, abrangendo a visualização de cio, a monta natural e/ou inseminação artificial, acompanhamento de gestação e, principalmente, o manejo de leitões no nascimento e durante a lactação na maternidade. Também pode ser acompanhado em aula o desenvolvimento dos leitões nos estágios de creche, crescimento e terminação, permitindo ao aluno visualizar o ganho de peso dos leitões com diferentes tipos de alimentação e sua conversão alimentar. Como produto final temos leitões em fase de terminação, em peso e tamanho ideal para o abate.

Não é de interesse da Estação Experimental ficar com estes animais, já que foram geneticamente selecionados para produção de carne, não servindo como reprodutores. Portanto, a presente alienação tem por objetivo a redução do número de animais para pesquisa e abate, atualmente existentes na Estação Experimental de Tuiuty, do Campus Bento Gonçalves so IFRS, o qual conta com estrutura para desenvolvimento das atividades acadêmicas voltadas para as atividades de aprendizagem para os alunos. Devido ao processo de reprodução natural dos animais, torna-se necessário a redução sistemática dos rebanhos para fins de adequação aos limites físicos e econômicos existentes.