Golpes na internet aumentam na época de Dia dos Pais; saiba se proteger

2015-04-10_190211

Ir até a loja é mais seguro, mas é possível comprar o presente perfeito on-line sem ter dor de cabeça

Com a chegada do Dia dos Pais, ofertas e mais ofertas tomam conta das vitrines nos shoppings e na internet, com milhares de anúncios e promoções. Mas com as comemorações, as fraudes on-line também aumentam, deixando vítimas como Julia Meireles, sem presente e com uma baita dor de cabeça.

“Hoje prefiro ir bater perna no shopping para procurar o presente, porque da última vez a compra terminou em golpe. O anúncio veio nas redes sociais, tudo parecia legal, mas não recebi o presente”, diz.

Mas se quer comprar do conforto de casa, é só seguir algumas dicas para não cair em fraudes. A primeira delas é desconfiar de ofertas muito abaixo do preço e conferir os itens de segurança do site da compra.

Empresas de segurança cibernética costumam identificar um crescimento nos golpes nas datas comemorativas. Criminosos utilizam principalmente anúncios falsos em redes sociais. Outra estratégia é o disparo de mensagens por SMS, aplicativos de mensagem e e-mails.

Nos casos, eles direcionam as vítimas para sites falsos, com produtos que nunca chegam. Além do prejuízo financeiro, dados pessoais e do cartão de crédito podem ser roubados.

DICAS ESPECIAIS PRA NAO CAIR EM GOLPES

Como os criminosos utilizam links para roubar informações pessoais? 

O nome da técnica é phishing, e existem pelo menos duas formas principais de convencer consumidores desavisados a clicar nos links maliciosos – que roubam informações como identidade, senhas e números de cartões.

1. Promoções excepcionais 

Utilizando o endereço de e-mail e a comunicação visual semelhantes aos de uma loja oficial, o criminoso envia uma mensagem empolgante. Algo como:

“Parabéns! Você tem um desconto de 90% na loja. Clique aqui para reivindicar seu desconto”

A expectativa de uma promoção exclusiva convence o consumidor a clicar.

2. Confirmação de compra e transações falsas

“Sua compra de R$ 500 foi aprovada”. Imagina não ter comprado nada e receber um e-mail com essa mensagem? O instinto natural é clicar no link para conferir o que aconteceu.

O mesmo pode acontecer ao receber confirmações falsas de transações com valores exorbitantes.

Gerson Rolim descreve esse golpe como “um dos mais sofisticados”, pois o golpista se aproveita do nervosismo do usuário, que o deixa mais vulnerável.

O que fazer para evitar golpes que utilizam phishing?

 A dica é nunca clicar em link ou ligar para algum número antes de checar a procedência nos canais ou sites oficiais dos bancos

Ele traz um guia com 10 orientações para aumentar a segurança das compras no ambiente virtual no Dia dos Pais:

  1. Compre em sites de marcas conhecidas e confiáveis
  2. Verifique se o site é seguro chegando HTTPS e o símbolo do cadeado ao lado do endereço eletrônico no seu navegador
  3. Pesquise a reputação da loja em sites como Reclame AquiProcon e Consumidor.gov
  4. Procure por informações da empresa no site oficial
  5. Evite usar redes públicas de WI-FI
  6. Use dispositivos seguros com antivírus atualizado
  7. Crie senhas fortes
  8. Prefira usar um cartão de crédito virtual e não usar tanto o PIX –  opção que deixa mais difícil receber o estorno do pagamento
  9. Compartilhe somente dados necessários
  10. Sempre confira o extrato de pagamentos de seu cartão de crédito.

O que fazer ao cair em golpes?

Ao identificar algum golpe, a principal recomendação é procurar uma delegacia para abrir um boletim de ocorrência.

camara-e.net alerta que, ao desconfiar que as informações bancárias ou do cartão de crédito não estejam seguras, é importante contatar o banco para solicitar atualização de senhas e até mesmo o cancelamento do cartão de crédito.