Frio polar mantém temperaturas baixas no Rio Grande do Sul nesta terça-feira

2015-04-10_190211

A ocorrência mais provável é a de chuva congelada, com chance menor de neve.

A forte presença de ar frio de origem polar sobre o Rio Grande do Sul mantém as temperaturas muito baixas nesta terça-feira, com risco de geada forte no centro-sul do estado e de chuva congelada na serra. A sensação de frio será intensa em todo o estado.

Na terça-feira, 9 de julho, a serra e o planalto gaúcho terão céu nublado, com garoa durante a madrugada e a manhã. O tempo ficará mais instável à tarde, com retorno da chuva, que deve continuar à noite.

Temperaturas abaixo de 0°C são esperadas em muitas áreas do centro, sul e oeste do estado, com risco de geada ampla e moderada a forte nessas regiões.

SERRA

Na serra gaúcha, o frio intenso e o ar úmido podem causar chuva congelada e até neve nesta terça-feira, 9, e na quarta-feira, 10 de julho. A ocorrência mais provável é a de chuva congelada, com chance menor de neve.

A chuva congelada ocorre quando um floco de neve sai da nuvem, passa por uma camada de ar quente e vira água, mas recongela ao passar por outra camada de ar gelado, chegando ao solo como pequenas bolinhas de gelo.

Previsão para quarta-feira

Na quarta-feira, 10 de julho, a nebulosidade aumentará significativamente em todo o Rio Grande do Sul. Uma nova frente fria se aproxima, e a circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera (cerca de 5 mil metros de altitude) contribuirá para o aumento da quantidade de nuvens e das condições de chuva.

Volta a chover na serra, na Grande Porto Alegre e no litoral norte gaúcho, com risco de chuva forte em alguns momentos. O planalto também pode ter pancadas de chuva, enquanto na região de Santa Maria pode ocorrer chuvisco. Ainda há previsão de geada ao amanhecer no sudoeste e na Campanha.