Frio intenso neste domingo com garoa, nevoeiro e ar gelado

2015-04-10_190211

No sábado o município de Pinheiro Machado, no sul do RS registrou -7,3ºC

O sábado foi de sol na maior parte do estado, mas com muitas nuvens em áreas mais ao Norte e o Nordeste do Rio Grande do Sul, como nas regiões do Alto Uruguai e da Serra, inclusive com garoa e chuva leve em pontos destas regiões. O dia se iniciou muito frio com marcas abaixo de zero no Oeste e no Sul, onde fez -7,3ºC em Pinheiro Machado, a menor temperatura do ano no estado. Na Grande Porto Alegre e na capital, a temperatura desceu à casa de 1ºC na madrugada.

Enquanto Bento Gonçalves registrou   3,3°C  pela manha e 8,0ºC  no final da tarde

 

Domingo

A nebulosidade, aliás, aumenta em quase todo o estado gaúcho com tempo mais fechado neste domingo principalmente no Centro, Norte e o Nordeste gaúcho.

A chuva no começo do dia afeta área perto da divisa com Santa Catarina, no Médio e no Alto Uruguai, no Norte da Serra e nos Campos de Cima da Serra.

No decorrer do domingo, com a circulação da baixa pressão atmosférica, o tempo fica mais fechado com chance de garoa ou chuva leve em outros pontos do Nordeste gaúcho.

É o que deve ter mais nuvens com chance de precipitação fraca a muito fraca, além da Serra e dos Aparados da Serra, também para pontos dos vales, Litoral Norte e a região da Grande Porto Alegre.

 

A tarde do domingo, por sua vez, será fria em todas as regiões. Nas áreas com maior presença de nebulosidade e chance de precipitação, a temperatura muito pouco sobe. Por isso, as áreas de maior altitude da Serra terão máximas novamente muito baixas. Em Porto Alegre, as máximas ficam parecidas com as deste sábado, quando fez 12ºC a 13ºC na cidade. O vento, predominantemente fraco a calmo neste sábado, aumenta neste domingo com a área de baixa pressão e vai soprar fraco a por vezes moderado, o que aumentará a percepção de frio e deixará a sensação térmica baixa.