O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves atendeu, desde as 23h50 do último sábado (16/11), um incêndio de grandes proporções em uma fábrica de móveis localizada na Rua Arlindo Franklin Barbosa, no Bairro São Roque, em Bento Gonçalves.
Após receber o chamado sobre fumaça saindo do local, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar chegaram e encontraram a parte interior traseira da fábrica já em chamas. O incêndio começou no pavimento inferior e rapidamente se alastrou para o piso superior, atingindo materiais inflamáveis como plástico, madeira e espuma, o que intensificou as chamas.
Para controlar o incêndio, o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves contou com quatro caminhões de combate a incêndio e uma viatura de resgate, além do apoio de bombeiros de Garibaldi, Farroupilha, Veranópolis e Caxias do Sul. Também estiveram presentes duas viaturas do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, de Caxias do Sul, um caminhão dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi e uma viatura do Pelotão de Bombeiro Militar de Veranópolis.
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada para prestar apoio. Pelo menos dois homens, moradores do bairro, precisaram de atendimento médico após inalar fumaça. Algumas pessoas ficaram em estado de choque ao presenciarem a destruição.
Durante o combate às chamas, um bombeiro que participava da operação inalou fumaça e perdeu a orientação sobre a saída do prédio, sendo resgatado inconsciente. Ele foi prontamente socorrido e passa bem.
Atualmente, as equipes concentram-se em revolver todos os detritos para acessar camadas mais profundas da queima e eliminar qualquer foco remanescente. As causas do incêndio ainda não foram determinadas. A Guarda Civil Municipal (GCM) foi mobilizada para bloquear parte da Rua Arlindo Franklin Barbosa, garantindo a segurança do trânsito enquanto a operação estava em andamento.
O trabalho de combate ao fogo e rescaldo continuou por toda a madrugada deste domingo, 17, sob a coordenação da 3ª Companhia Especial de Bombeiros Militar do RS. Aproximadamente 120 mil litros de água foram utilizados na operação, que contou com o suporte de equipes de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Veranópolis e dos Bombeiros Voluntários de Garibaldi. A empresa de estofados ficou completamente destruída pelo incêndio.