Educação financeira para estudantes: encontro nacional acontece em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

A iniciativa avança este ano com a marca de mais de 1 milhão de alunos beneficiários em escolas de todo o país

“Projeto com Jogos de Educação Financeira, do Instituto Brasil Solidário, já representa participação de 100 municípios do Rio Grande do Sul e em reconhecimento, realizará grande encontro nacional em Bento Gonçalves, para os profissionais da educação”

Alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio apontando soluções e conceitos práticos da educação financeira para a melhoria de suas comunidades. Essa é uma realidade presente em escolas públicas de todo o Brasil a partir do projeto com Jogos de Educação Financeira, do Instituto Brasil Solidário (IBS). A iniciativa avança este ano com a marca de mais de 1 milhão de alunos beneficiários em escolas de todo o país. Em comemoração a esse marco, o projeto realiza no próximo dia 25 de abril, um Encontro Nacional de Educação Financeira, que será realizado em Bento Gonçalves.

Com ações do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), a proposta soma uma representação importante de mobilização nas escolas gaúchas, com alcance em 9,67% dos alunos de toda a rede pública de ensino do Rio Grande do Sul. O projeto, que hoje atende 100 municípios da região, segue expandido e com vagas abertas para adesão de novos municípios, junto a parceria da CRE – Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria de Educação do Estado e o Instituto Venturi para Estudos Ambientais.

Envolvendo desde a formação gratuita para os educadores até a doação do material com os jogos Piquenique e Bons Negócios (o primeiro, de tabuleiro; o segundo, de cartas), a proposta em Bento Gonçalves, já atende toda a rede pública municipal e estadual, desde alunos do ensino infantil até o ensino médio, alcançando 14.698 alunos beneficiários do município, segundo dados do Setor Pedagógico do Instituto Brasil Solidário. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

 

Os resultados das atividades têm fomentado várias iniciativas inovadoras. Uma das propostas que envolve muita inclusão e acessibilidade, conseguiu ser mobilizada a partir da parceria com a EMEFE Caminhos do Aprender, em Bento Gonçalves. Contando com o apoio dos educandários, a proposta do Piquenique Online foi adaptada e tem sido trabalhada em sala de aula dentro da língua de sinais de libras, aproveitando o material já disponibilizado com acessibilidade na plataforma EaD, além do uso da ferramenta Handtalks.

Além das ações nacionais, a iniciativa do IBS conseguiu ultrapassar as fronteiras do País, alcançando outras escolas da América do Sul, a exemplo do Chile, Colômbia e Uruguai. O diretor presidente do Instituto Brasil, Solidário, Luís Salvatore, reflete sobre a entidade ter chegado a marca de 1 milhão de contemplados e de como Bento Gonçalves é um exemplo.

“Entendemos a Educação Financeira como comportamento e por isso a gente aborda a questão da sustentabilidade, da cidadania, da nutrição saudável. E justamente com isso nós conseguimos acessar não só apenas professores de matemática, mas professores de diversas disciplinas. Temos Bento Gonçalves como um grande exemplo de Anos Iniciais e crianças em letramento já aprendendo sobre Educação Financeira, usando os jogos, para trabalhar desde cedo esse contexto de conscientização. Educação Financeira significa planejamento, significa projeto de vida. Pensar o presente, o futuro, lá na frente, pensar seus sonhos, aquilo que a pessoa quer ser, mas, principalmente, pensar as atitudes do dia a dia podem mudar a sua maneira de gastar, de ganhar, de multiplicar”.

Em celebração à marca de 1 milhão de alunos beneficiários, o IBS ainda disponibiliza por meio do seu canal no Youtube (www.youtube.com/@BrasilSolidario), uma série de vídeos documentais com histórias e depoimentos de personagens, entre educadores e alunos de diversas regiões do Brasil, sobre o impacto das ações do projeto nas escolas e em toda a comunidade acadêmica, além do portal da transparência (www.vamosjogareaprender/1milhao) com informações, números e dados estatísticos sobre as ações do projeto em todo território nacional.

Encontro Nacional em Bento Gonçalves (RS)

No próximo dia 25 de abril, o município de Bento Gonçalves, será sede de um grande Encontro Nacional de Educação Financeira, reunindo especialistas de todo o Brasil, com uma programação intensa de painéis e debates temáticos sobre planos de aulas e propostas pedagógicas fomentadas em toda a região, que podem ser replicadas dentro e fora do ambiente escolar. O evento será realizado de 08h às 18h30, no Auditório da Fundação Casa das Artes.

O momento será de troca de experiências e boas práticas com os educadores, coordenadores e gestores do Rio Grande do Sul, que terão espaço para pontuarem as ações promovidas em suas comunidades e o resultado alcançado desde a aplicação dos anos iniciais ao ensino médio.

A programação foi pensada de uma maneira muito dinâmica. Ele traz um grande apanhado do contexto geral do impacto de 1 milhão de alunos, casos e recorte específicos que vêm do interior do estado do RS. São falas de pessoas que vão trazer luzes para as histórias relacionadas ao Instituto, vídeos e painéis de debates pensando no presente e no futuro, especialistas irão palestrar sobre planos de aula e professoras premiadas vão trazer suas experiências, entre outras ações e atividades.

INOVAÇÃO E ALIANÇA INÉDITA PELA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Educação Financeira e Sustentabilidade: A inovação esteve presente desde os primeiros passos do projeto que, ao longo de sua trajetória iniciada em 2017, sempre buscou se reinventar. O material foi desenvolvido alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo temas como alimentação saudável, conta de luz, mobilidade urbana, reciclagem, energias renováveis, nas cartinhas do jogo, ou seja, assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos e que estão presentes em sua rotina.

Aliança Solidária: A proposta conseguiu mobilizar uma frente de “Aliança pela Educação Financeira”, contando com apoio de instituições privadas – algumas delas vistas até como “concorrentes” -, unidas pelo mesmo propósito: o de contribuir para a formação de gerações mais conscientes e com amplas oportunidades no desenvolvimento social e econômico de sua comunidade. A aliança conta com nomes como Bank of America, Citi Foundation, Instituto XP, Bayer, B3 Social, Ypê, Seacrest Petróleo, Grupo Ultra, John Deere, Machado Meyer Advogados, Veirano Advogados, Palmeirinha Ação Social e Companhia Petroquímica do Nordeste (COPENOR) e também com importantes doações de pessoas físicas.

INSCRIÇÕES ABERTAS

Em 2023, o projeto segue para uma nova etapa de expansão, já abrindo para o cadastro de adesão de novos municípios. As cidades interessadas podem entrar em contato por meio do Instagram oficial do projeto @vamosjogareaprender ou pelos canais do Instituto Brasil Solidário @brasilsolidario, onde há o link para o formulário de inscrição (https://forms.office.com/r/74Y7MziKPN). O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula: www.vamosjogareaprender.com.br