O sol predomina hoje no território gaúcho ao longo desta segunda, mas, diferentemente do fim de semana, nuvens devem começar a ingressar em algumas regiões, embora parte do estado ainda tenha momentos de céu claro.
Pode ocorrer chuva isolada em pontos entre a Campanha e o Sul gaúcho, mas em quase todo o estado o tempo vai estar firme hoje. A instabilidade tende a se concentrar mais no extremo Sul do estado, nas áreas do Chuí e de Santa Vitória do Palmar.
O grande destaque desta segunda, porém, será o calor. A temperatura durante o dia sobe acentuadamente com máximas generalizadas acima de 30ºC no território gaúcho e que em alguns pontos serão de até 35ºC ou mais à tarde.
Porto Alegre deve ter uma tarde quente com marcas de 32ºC. Na regão metropolitana, várias cidades devem anotar máximas entre 32ºC e 34ºC. O mesmo deve ocorrer em diversos municípios do vales. Mesmo a Serra Gaúcha deve ter pontos com mais de 30ºC durante a tarde.
O Noroeste e o Norte do estado também devem ter uma tarde de forte a intenso calor. As máximas em alguns municípios do Noroeste devem ficar entre 35ºC e 37ºC durante a tarde. No Norte gaúcho, no Planalto Médio e no Alto Jacuí, várias cidades devem ter entre 31ºC e 33ºC.
OUTUBRO
No Sul do Brasil, grande parte da região deve ter chuva perto ou acima da média durante outubro. Os maiores acumulados devem se dar no Rio Grande do Sul, principalmente na Metade Norte, e não se afasta que localmente sejam excessivos. Embora uma tendência de um mês com chuva mais regular e até acima da média em muitas áreas, pontos do Sul do Brasil podem se ressentir de chuva abaixo da média, como no Paraná.
No Sul do Brasil, a maioria das cidades deve ter temperatura acima da média com os maiores desvios positivos no Paraná. Mais ao Sul, no Rio Grande do Sul, embora alguns dias quentes ou muito quentes, não se espera um outubro em que o calor seja marca. Várias cidades gaúchas devem ter um outubro com temperatura ao redor da média ou pouco acima.