Após um breve período de temperaturas mais amenas, o Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar novamente o calor intenso. Uma nova massa de ar quente deve atingir o estado na próxima semana, elevando as temperaturas máximas acima dos 35°C.
De acordo com Murilo Lopes, meteorologista da UFSM, o fenômeno deve se instalar entre os dias 17 e 24 de março, trazendo temperaturas significativamente acima da média para o mês, que costuma variar entre 28°C e 29°C nas áreas mais quentes.
“Ainda é cedo para confirmar se teremos uma nova onda de calor, mas certamente enfrentaremos um novo período quente em março. As temperaturas devem ser bastante altas, especialmente na metade Oeste do estado, podendo se aproximar ou até mesmo ultrapassar os 35°C”, comenta Lopes.
A duração dessa massa de ar ainda é incerta, podendo variar de dois dias de calor intenso a um período mais prolongado com temperaturas elevadas em todo o RS. Para ser caracterizada como onda de calor, a temperatura precisa se manter 5°C acima da média por mais de cinco dias.
Até o retorno do calorão, os gaúchos podem aproveitar uma semana de temperaturas mais amenas, com a chegada de ar mais frio e rajadas de vento vindas do Sul.
A chuva deve retornar na terça-feira (11), principalmente na metade Norte, incluindo a Serra e parte da Região Metropolitana. Há possibilidade de chuva localmente forte, mas com baixo risco de temporais, mantendo as temperaturas amenas.
Na quarta-feira (12), uma nova frente fria se aproxima do RS, trazendo tempo mais instável. Antes, um novo aquecimento pode elevar as máximas um pouco acima dos 30°C, especialmente no Oeste e Noroeste.
A frente fria trará um novo declínio na temperatura na quinta-feira (13), com mínimas abaixo de 15°C em grande parte do estado na sexta-feira (14), enquanto as máximas ficam próximas dos 25°C. Nas áreas próximas à Argentina, os termômetros podem chegar aos 30°C.