Calor não dá trégua nesta quarta e tem risco de temporais isolados

2015-04-10_190211

Rio Grande do Sul teve uma terça-feira de calor opressivo e gaúchos vão enfrentar mais um dia tórrido nesta quarta
A temperatura máxima na estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia em Quaraí chegou a impressionantes 43,8ºC.

O órgão federal divulgou em nota que trata-se de do novo recorde oficial de temperatura máxima do estado em 115 anos de medições regulares.

O registro, assumindo-se que a medição informada seja correta, o que não temos convicção ante nítidas discrepâncias com outras estações próximas dos dois lados da fronteira, seria extraordinário porque jamais se observou temperatura tão alta e na casa dos 43ºC na climatologia do Rio Grande do Sul.

A máxima e preliminarmente um novo recorde oficial absoluto de temperatura máxima do estado superaria os recordes anteriores de 42,9ºC em Uruguaiana de 27 de fevereiro de 2022 e 42,6ºC em Alegrete em 19 de janeiro de 1917 e em Jaguarão em 1º de janeiro de 1943.

A máxima de hoje em Quaraí, que se repete precisa ser validada por controle posterior de qualidade de dados pelo Inmet, estabeleceria ainda outros dois recordes: a mais alta temperatura oficial já anotada no Rio Grande do Sul na estação verão e novo recorde de temperatura máxima para o mês de fevereiro, superando os 42,9ºC de Uruguaiana de 2022.

Outras estações do órgão federal no estado indicaram 40,3ºC em Alegrete; 39,9ºC em São Gabriel e Santiago; 39,6ºC em São Vicente do Sul; 39,5ºC em Uruguaiana; 39,0ºC em Teutônia; 38,9ºC em São Borja; 38,8ºC em Bagé; 38,7ºC em Santa Maria e Dom Pedrito; e 38,6ºC em Rio Pardo.

Na Grande Porto Alegre, as máximas foram de 38,8ºC em Parobé; 38,7ºC em Campo Bom; 38,0ºC em São Leopoldo; 37,8ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande); 37,6ºC em Nova Santa Rita; e 37,3ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico).

Com o intenso calor, áreas de instabilidade bastante localizadas se formaram do meio da tarde até o começo da noite com chuva muito isolada em algumas cidades do interior gaúcho, mas na maioria esmagadora das cidades não choveu e segue muito quente, como era previsto.

A área de instabilidade que se formou no Uruguai e migrou para o extremo Sul gaúcho no final da tarde provocou no lado uruguaio da fronteira, no departamento de Rocha, queda de granizo de médio a grande tamanho.

A MetSul Meteorologia adverte que os gaúchos vão enfrentar mais um dia tórrido nesta quarta-feira com marcas novamente próximas, ao redor e acima dos 40ºC em diversas áreas do estado.

As máximas, na grande maioria das cidades, serão parecidas ou pouco abaixo das observadas nesta terça com temperatura entre 35ºC e 40ºC à tarde na maior parte do estado.

O calor vai se fazer sentir desde o começo da manhã com marcas em alguns pontos do Oeste ao redor de 30ºC logo após o amanhecer. Esta quarta terá sol e nuvens em todas as regiões, mas o calor muito intenso forma nuvens carregadas isoladas da tarde para a noite com chuva localizada e em alguns pontos com risco de temporal de vento e granizo.
.