Da personalização com ajuda de inteligência artificial ao início das comunicações em 6G, saiba quais avanços a ciência deve apresentar neste ano
No grande esquema das coisas, 45 anos não é muito tempo. Em 1980, eu levava três semanas para executar um programa de computador, escrito na linguagem de programação Cobol, que funcionava com cartões perfurados. Cada cartão representava uma linha de código e era necessário refazer várias perfurações para corrigir erros. Eventualmente, eu teria um programa funcional que faria algo útil.
Como os tempos mudaram rapidamente na tecnologia – agora, meu telefone celular tem uma grande capacidade de processamento em comparação com a máquina que processava aquele programa Cobol. Com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial (IA), esse mesmo telefone é capaz de traduzir instantaneamente entre idiomas em uma chamada ao vivo, entre muitos outros recursos.
Com anúncios atraentes sendo feitos a todo momento, o que podemos esperar do mundo da tecnologia em 2025? Aqui estão sete desenvolvimentos para os quais devemos ficar atentos.
Agentes de IA ganham vida própria
Sem surpresa, é provável que vejamos mais desenvolvimentos importantes em IA. Uma área que provavelmente decolará é o uso de agentes de IA. Esses são programas inteligentes que recebem objetivos dos seres humanos e elaboram as melhores maneiras de atingir esses objetivos. Os agentes podem escrever códigos de computador, o que pode ter um grande impacto na maneira como as empresas de tecnologia trabalham e permitir que pessoas sem habilidades avançadas de codificação desenvolvam programas, aplicativos ou jogos.
Também é possível vermos fábricas de automóveis sem pessoas, funcionando com robôs operados por agentes de IA. Em teoria, pedidos de hipoteca poderiam ser avaliados e aprovados pela tecnologia de agentes. Aplicativos individuais em um smartphone poderiam ser substituídos por uma interface de agente que realiza várias tarefas para o usuário.
A combinação da tecnologia de agentes com a robótica pode ser revolucionária. Estamos chegando a um ponto em que os robôs não apenas emulam as tarefas dos humanos, mas raciocinam e respondem diretamente a nós.
Um candidato para hospedar a tecnologia de agente de IA é o Optimus, um robô humanoide construído pela Tesla. Elon Musk disse que a fabricante de carros elétricos começará a usar o Optimus para tarefas dentro da empresa a partir de 2025. Ele acrescentou que o autômato poderia estar pronto para ser vendido a outras empresas até 2026.
Os agentes são feitos sob medida para tarefas do setor, como o gerenciamento de projetos. A empresa de consultoria Gartner sugere que, até 2030, cerca de 80% das tarefas de gerenciamento de projetos serão executadas por IA.
Personalização, com a ajuda da IA
Na educação, o foco tem sido tradicionalmente em programas lineares de estudo, com pontos de entrada e saída predeterminados com duração de vários anos. Imagine um curso que seja exclusivamente personalizado para cada aluno com base em sua experiência, habilidades e aptidões. [Programas de graduação personalizados (Bespoke degree programmes) (https://hbr.org/2019/10/how-ai-and-data-could-personalize-higher-education)] centrados no aluno já estão sendo explorados nos EUA com IA.