5 milhões de sementes foram lançadas no Vale do Taquari para replantio pós-enchente

2015-04-10_190211

Ação  do projeto Semear foi executada pelo Ibama visa recuperar áreas afetadas por enchentes no RS e acelerando a estabilização do solo e reduzir chances de novos deslizamentos

Helicópteros lançaram, nesta quarta-feira (17), cinco milhões de sementes de 28 espécies da Mata Atlântica. em Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Pouso Novo,  foco de uma ação especial neste Dia de Proteção às Florestas.

Os municípios, que estão nos limites do Vale do Taquari, receberam o lançamento de cinco milhões de sementes via operação aérea. Helicópteros do Exército e da Polícia Rodoviária Federal sobrevoaram as regiões afetadas por enchentes no Rio Grande do Sul entre o final de abril e início de maio de 2024.

A iniciativa integra o projeto SemeAr e foi realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com o Exército Brasileiro e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema/RS), entre outras instituições.

Sementes no Vale do Taquari

As sementes escolhidas são de espécies herbáceas, florestais e forrageiras. Além da revegetação de encostas, houve o plantio nas três cidades de 350 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, doadas pelo Jardim Botânico de Porto Alegre.

Aroeira-vermelha, cerejeira, jabuticabeira, angico, pata-de-vaca, pessegueiro-do-mato e pitangas estão entre as sementes. Já entre as forrageiras: aveia, nabo forrageiro e ervilhaca. O mix de sementes foi preparado por estudantes de escolas municipais.

 

De acordo com os especialistas, se apenas 5% das sementes germinarem e crescerem resultará em novas 250 mil árvores nativas.