470 alunos da escola Professor Noely Clemente de Rossi recebem oficinas de arte e cultura

2015-04-10_190211

O Instituto Brasil Solidário, através do projeto Plano Bienal Brasil Solidário, está proovendo jornada intensa de dois dias de oficinas práticas

As formações ofertadas de forma gratuita, envolvem desde atividades de Artes Cênicas, Pintura e Desenho, Fotografia, Teatro de Bonecos, Oficinas Criativas, até uma capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literário, com materiais para montagem da biblioteca e doação de acervo de mais de 500 livros para os projetos de leitura na região. Para as ações de educomunicação, a escola receberá 3 câmeras fotográficas para os alunos desenvolverem as atividades.

Durante o período do distanciamento social, o projeto desenvolveu uma Plataforma exclusiva com todo o suporte pedagógico e orientação para a elaboração das aulas online, incluindo práticas que os educadores terão a oportunidade de acompanhar todo o passo a passo na programação das oficinas presenciais. ‘’Acreditamos na ideia de que as oficinas presenciais ganham muito sentido, uma vez que já iniciamos um trabalho no formato EAD, nas mesmas temáticas do presencial, tornando as atividades ainda mais ricas, pois complementam um trabalho que vinha sendo feito a distância”, ressalta o Presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.

Sustentabilidade, Arte e Cultura como tema transversal
Utilizando materiais reciclados, reaproveitados, e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas nas 5 regiões do Brasil, através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário.

No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem. Os cantinhos de leitura terão prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários.

Em Oficinas Criativas, os familiares dos alunos estarão participando da atividade, produzindo material que será utilizado na biblioteca, utilizando a técnica de Patchwork, com uso de retalhos e restos de tecido para dar vida aos fantoches e tapetes literários que ficarão na escola. No Teatro de Bonecos, todos os personagens serão construídos com garrafas PET, pedacinhos de PVC e retalhos coletados pelos alunos da escola, práticas que poderão ser mobilizadas de forma interdisciplinar nas atividades pedagógicas em sala de aula.