Conheça também as 6 funções ‘escondidas’ da Alexa que você precisa testar agora mesmo
Desenvolvida para auxiliar nas tarefas do cotidiano, tocar músicas e controlar luzes, eletrodomésticos, dentre outros itens inteligentes, a assistente virtual Alexa também possui comandos curiosos — que, provavelmente, você ainda não conhece.
Programada com respostas criativas e engraçadas, o software da Amazon pode ser encontrado em aparelhos Echo, além do aplicativo, disponível para aparelhos Android e iOS.
Confira os comandos mais curiosos da Alexa:
“Alexa, faz um beatbox”
Se está cansado das músicas tradicionais que são reproduzidas pela Alexa a partir de alguma plataforma, você tem a opção de pedir que a assistente de voz cante algo autoral para você. O destaque vai para a habilidade em fazer um beatbox, conhecido por ser uma percussão vocal utilizada no hip-hop.
“Alexa, solta pum”
Mesmo sem uma função específica, os programadores da assistente ainda permitiram que ela agisse de forma “mal-educada”. Além das flatulências, a Alexa ainda é capaz de arrotar.
“Alexa, role os dados”
Se ao iniciar algum jogo de tabuleiro você deu falta dos dados, não se preocupe! A assistente também possui um comando para selecionar um número aleatório de um a seis. Caso precise de um dados com mais faces, basta especificar a quantidade. Exemplo: “Alexa, role um dado de 12 faces”.
“Alexa, siga o mestre…”
Assim como um papagaio, a Alexa pode repetir alguma frase ou palavra falada por você. Ao ativar a brincadeira do siga o mestre, basta falar na sequência sentença que você deseja ouvir ela falando. Exemplo: “Alexa, siga o mestre pense bem, pense CNN”.
“Alexa, faça um ASMR”
Muito popularizado nos últimos anos, o ASMR, técnica utilizada para gerar uma sensação agradável por meio de um estimulo sensorial, também está presente entre os comandos da Alexa. Ao acioná-lo, a assistente começa a sussurrar a canção infantil “Baby Shark”.
“Alexa, ativa o modo…”
Nesse comando, a Alexa pode agir de diferentes formas. A assistente virtual pode reproduzir o jeito de falar de crianças, adolescentes, idosos, mãe, mineiros e, até mesmo, de um carro de som. Exemplo: “Alexa, ativar o modo mãe”.
“Alexa, imite…”
Além de reproduzir modos de fala, a Alexa ainda é capaz de imitar personalidades da mídia, como Silvio Santos, Marcos Mion, Faustão, Galvão Bueno, Chapolin Colorado, Capitão Nascimento, entre outros.
“Alexa, fale baleiês”
Com referências cinematográficas, a assistente de voz ainda pode reproduzir a linguagem criada por Dory, no filme “Procurando Nemo”. Mais do que isso, ela ainda possui comandos em referência a “Vingadores”, “Star Wars”, “Harry Potter”, dentre outros.
“Alexa, e nessa loucura…”
Provando que conhece bem os sucessos brasileiros, a Alexa ainda completa a letra da música “Evidências”, da dupla Chitãozinho e Xororó.
“Alexa, cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A”
Em homenagem ao código Konami, sequência de botões usada em jogos de videogame, assim que o comando é ativado, a assistente se transforma na “Super Alexa” e inicia um protocolo para ligar suas turbinas.
A Alexa foi feita para auxiliar os consumidores com informações diversas e em rotinas de casas conectadas, mas a assistente virtual da Amazon é capaz de muito mais. Além das tarefas usuais, a inteligência artificial também pode ser usada como um árbitro imparcial para jogos de tabuleiro, fazer adivinhações e conta até com um divertido Modo Super Alexa. Estas e outras funções curiosas da assistente ainda são desconhecidas por muitos usuários, mas podem ser muito úteis e divertidas em diversos momentos.
Conhecer novos comandos pode ser, além de uma fonte de entretenimento, uma ótima maneira de explorar formas diferentes de usar o dispositivo inteligente. Confira, a seguir, seis funções “escondidas” da Alexa que você precisa testar agora.
1. Alexa, role os dados
“Alexa, role os dados” é um comando útil para quem gosta de jogos de tabuleiro e precisa sortear números aleatoriamente. Ao dar esta instrução, a Alexa simula o ato de rolar um dado físico e fornece um número aleatório entre um e seis. Este recurso é uma ótima ferramenta quando você não tem um dado disponível. Você também pode especificar o tipo de dado: por exemplo, “role um dado de 20 faces”, o que a torna perfeita para jogos de RPG.
2. Alexa, Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A, Iniciar
“Alexa, Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A, Iniciar” é uma referência ao famoso código Konami, uma sequência de botões usada em jogos de videogame. Ao pronunciar este comando, a Alexa responde de maneira lúdica, muitas vezes com respostas divertidas ou referências a jogos. Este é mais um exemplo da personalidade e do humor programados na Alexa.
3. Alexa, conte-me um fato interessante
Usar o comando “Alexa, conte-me um fato interessante” pode ser uma maneira divertida de expandir o conhecimento na rotina. A gama de fatos que a Alexa pode compartilhar é bastante diversificada, desde os científicos até curiosidades do mundo animal. É uma ótima função para aprender algo novo todos os dias e também pode ser uma maneira divertida e educativa de manter as crianças ocupadas.
4. Alexa, jogue pedra, papel e tesoura
Se você usar o comando “Alexa, jogue pedra, papel e tesoura”, a assistente começará uma rodada da brincadeira com você. A Alexa escolherá uma das três opções e dirá em voz alta, e então seguirá o jogo. Pode ser uma maneira divertida de resolver disputas ou simplesmente passar o tempo. Este comando é um exemplo da habilidade da Alexa de interagir e participar de atividades recreativas com os usuários.
5. Alexa, exclua tudo que eu disse hoje
De acordo com a Amazon, nenhum de seus dispositivos inteligentes com Alexa guarda informações privadas dos usuários. Mas, se você prefere não arriscar, use o comando “Alexa, exclua tudo o que eu disse hoje”. Ao usar esta instrução, você pode garantir que todas as suas interações verbais com a Alexa durante o dia sejam apagadas de sua memória e do armazenamento na nuvem da Amazon. Este é um passo interessante para manter o controle sobre seus dados pessoais.
6. Alexa, jogue Akinator
O jogo de adivinhações Akinator se popularizou durante os anos 2000 e até hoje é um dos mais conhecidos do gênero. Para jogar uma partida do game com a Alexa, basta dizer “Alexa, jogue Akinator”. Você deve pensar em um personagem, real ou fictício, e a Alexa tentará adivinhar quem é fazendo uma série de perguntas. A função é uma ótima alternativa para passar o tempo e distrair as crianças.