YouTube lança Shorts, ferramenta de vídeos curtos rival do TikTok

2015-04-10_190211

Usuários e criadores poderão gravar e publicar vídeos de até 15 segundos dentro do app, com ferramentas de edição semelhante ao TikTok e ao Reels, do Instagram

O YouTube anunciou o lançamento do YouTube Shorts, nova experiência que permite gravar e publicar vídeos verticais de até 15 segundos dentro do aplicativo. O recurso possui funcionamento semelhante ao TikTok e ao Reels, do Instagram, com ferramentas de edição e gravação com música. O Shorts será liberado inicialmente entre usuários do Android na Índia dentro dos próximos dias, e deve chegar ao iPhone (iOS) e a outros países nos próximos meses.
A versão experimental do Shorts conta com ferramentas já conhecidas pelos criadores de conteúdo familiarizados com o TikTok e o Reels. Assim como nesses concorrentes, os vídeos poderão ser capturados em clipes curtos e poderão receber músicas como trilha sonora, através de uma vasta biblioteca de faixas. Também há a opção de controle de velocidade e o temporizador, que permite gravar com as mãos livres.
Um botão de captura será exibido em destaque no menu principal, permitindo que os criadores produzam seus clipes sem dificuldade. No Android, o botão será indicado pelo símbolo de “+”, enquanto no iOS será um ícone de câmera filmadora. Através do mesmo atalho, será possível carregar vídeos armazenados na galeria para o Shorts, também com limite de 15 segundos.
A navegação entre os vídeos do Shorts também será semelhante à dos concorrentes. Os usuários visualizarão uma seção exclusiva dos Shorts na tela inicial do aplicativo do YouTube, e poderão deslizar os vídeos verticalmente para encontrar novos conteúdos.
Os usuários que não possuírem acesso ao Shorts ainda poderão ter seus vídeos exibidos dentro da seção, marcando seus arquivos com a hashtag #Shorts no título ou na descrição. Esses vídeos deverão ter menos de 60 segundos e serão exibidos em formato de experimento junto aos vídeos verticais.