Workshop apresenta benefícios da Agricultura de Precisão na Vitivinicultura

2015-04-10_190211

Entre os dias 5 e 7 de julho, o II Workshop de Agricultura de Precisão na Fruticultura e Vitivinicultura apresentou benefícios da tecnologia para os produtores agrícolas.
O evento contou com a presença de pesquisadores, produtores, técnicos e empresas do setor de agricultura de precisão na fruticultura e viticultura. Promovido pela Embrapa Uva e Vinho, o tema abordado é abrangente, sistêmico e multidisciplinar. A vantagem é de que a Agricultura de Precisão pode ser aplicada em qualquer cultura e região.
Também foram expostas no evento, a linha de crédito disponível pelo MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para os produtores interessados em investir na tecnologia, chamada de linha Inovagro, a qual beneficia o pequeno, o médio e o grande produtor.
Segundo Tiago Tonini, Técnico em Enologia e produtor vitícola, a tecnologia aproxima o agricultor com a novidade e a praticidade na produção. “Esse tipo de tecnologia desencadeia um processo novo para poder trabalhar, diminuir os custos com pesticidas. É uma ótima experiência para se entender a realidade que está chegando até nós.”
Para Rosemary Hoff, pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho e coordenadora do encontro, a Agricultura de Precisão é relativamente nova e demorou para se tornar aplicável à atividade agrícola em geral, pois são necessárias extensas pesquisas e testes. “Após uma década, já temos técnicas, softwares e equipamentos adaptados para o uso de fruticultores no Brasil, como sensores de campo e geotecnologias, que com certeza farão a diferença para os produtores”, avalia.
A agricultura de precisão visa um detalhado do sistema de produção agrícola nas aplicações de insumos, de mapeamento diversos e processos da produção. Esse conjunto de ferramentas para a agricultura pode fazer uso do GNSS (Global Navigation Satelite System), do SIG (Sistema de Informações Geográficas), de instrumentos e de sensores para medidas ou detecção de parâmetros ou de alvos de interesse no agroecossistema (solo, planta, insetos e doenças), de geoestatística e da mecatrônica.
A tecnologia pode ser empregada ainda na divisão e localização das lavouras dentro das propriedades, na divisão dos talhões ou piquetes, ou simplesmente na identificação de “manchas” que diferem do padrão geral.
Além de palestras, o evento contou com uma visita técnica ao Vale dos Vinhedos com demonstração de equipamentos a serem utilizados pelos produtores em benefícios ao plantio, como drones e sensores para agricultura.

Temas tratados no evento
05.07 (Quarta-Feira)
Tecnologias Habilitadoras 2 para Automação e Agricultura de Precisão: fruticultura e cafeicultura
Histórico da Rede Agricultura de Precisão na Embrapa
O MAPA e a rede de agricultura de precisão
Geotecnologias aplicadas à Agricultura de Precisão –
06.07 (Quinta-Feira)
Solo e água para fruticultura de precisão
Aplicativos e drones para agricultura de precisão
Aplicação da Agricultura de Precisão na fruticultura: resultados de pesquisa
Soluções comerciais para a Agricultura de Precisão –
07.07 (Sexta-Feira)
Dia de Campo no Vale dos Vinhedos (Visita a vinhedos e demonstração de equipamentos)