WhatsApp tenta explicar novas regras para evitar debandada e adia mudanças para maio

2015-04-10_190211

WhatsApp volta atrás e adia novas políticas de privacidade após fuga de usuários

A mudança acontece depois de o aplicativo perder diversos usuários para concorrentes como o Telegram e o Signal

Nesta sexta-feira, 15, o WhatsApp anunciou que irá adiar a nova política de compartilhamento de dados com o Facebook após semanas de críticas intensas em relação à decisão. A política, que se tornaria obrigatória a partir do dia 8 de fevereiro, passará a ser mandatória somente em 15 de maio. 

A atualização do aplicativo de mensagens, segundo a companhia, não afetaria o compartilhamento de dados de mensagens ou informações sobre o perfil dos usuários, mas sim conversas na versão de negócios do app — quando uma pessoa conversa com uma plataforma de serviços. 

As novas regras de uso do WhatsApp assustaram alguns usuários. O aplicativo de mensagens publicou um guia resumido para as políticas de privacidade do app, destacando pontos que podem ter levantado dúvidas entre o público sobre o compartilhamento de dados com o Facebook.
A notificação exibida no mensageiro cita superficialmente as mudanças de regras, deixando margem para interpretações ambíguas. Um dos pontos mais polêmicos trata do compartilhamento de dados do WhatsApp com o Facebook, empresa dona do aplicativo.
Um novo tópico na seção de perguntas e respostas do WhatsApp responde as principais dúvidas dos usuários sobre as políticas de privacidade do serviço. Ainda não disponível em português, a página ressalta que o app ou o Facebook não têm acesso ao conteúdo das mensagens e conversas — criptografadas de ponta a ponta .
O guia deve ganhar tradução em breve para o público brasileiro, enquanto na Europa, a notificação do aplicativo não menciona o compartilhamento de dados com o Facebook. Os pontos destacados pela empresa são os seguintes:
O WhatsApp ou o Facebook não conseguem ler suas mensagens ou ouvir suas chamadas;
O WhatsApp não mantém um histórico de trocar de mensagens ou ligações;
O WhatsApp não compartilha seus contatos com o Facebook;
O WhatsApp e o Facebook não conseguem ver seu compartilhamento de localização;
Os grupos do WhatsApp são privados;
Você pode definir que suas mensagens desapareçam;
Você pode baixar seus dados.
A publicação voltou a citar que as mudanças serviriam para acomodar os novos serviços de venda e pagamentos do WhatsApp, integrados aos sistemas usados pelo Facebook e Instagram.
As comunicações com lojas e empresas hospedadas pelo Facebook poderão ser usadas para personalizar anúncios na rede social, assim como as atividades de busca e navegação nas vitrines virtuais.
As mudanças de regras do WhatsApp passam a valer no dia 8 de fevereiro e podem ser consultadas na íntegra no site da empresa.
Fonte: WhatsApp