WhatsApp faz campanha para identificar e combater as fake news

2015-04-10_190211
Com isso, as mensagens que viralizam na plataforma se tornam uma ameaça em potencial quando o conteúdo são as infames notícias falsas

O WhatsApp atingiu no mês passado a marca de 120 milhões de usuários ativos no Brasil e 1,5 bilhão em todo o mundo, de acordo com os números do Facebook, dono do comunicador instantâneo. Com isso, as mensagens que viralizam na plataforma se tornam uma ameaça em potencial quando o conteúdo são as infames notícias falsas. Por isso, a empresa “alugou” uma página inteira do jornal “O Globo” só para falar a respeito.
O comunicado traz três principais tópicos: saiba como identificar notícias que podem ser falsas, sempre verifique outras fontes e ajude a parar a divulgação. Essas ações devem ser realizadas toda vez que você receber links muito populares e, principalmente, aqueles links que parecem absurdos ou muito bons para serem verdade.
Saiba identificar notícias que podem ser falsas: Procure sinais que te ajudem a julgar se uma informação é falsa. Por exemplo: mensagens encaminhadas com fonte desconhecida, falta de evidências ou mensagens cujo único propósito é o de irritar ou incitar violência. Estes são sinais claros de que uma história pode não ser verdadeira. E, lembre-se: fotos, vídeos e até áudios podem ser manipulados para tentar te enganar.
Sempre verifique outras fontes: Faça uma busca on-line pelos fatos e cheque sites confiáveis de notícias para ver de onde uma história veio. Se ainda tiver dúvidas, busque mais informações com pessoas de sua confiança e profissionais de checagem de fatos.
Ajude a parar a divulgação: Se você se deparar com algo falso, avise as pessoas e peça para que sempre verifiquem fatos antes de comparilhá-los. Não compartilhe uma mensagem só porque alguém te pediu para compartilhar.
Bem vale destacar que os casos de fake news compartilhados via Whats já causaram muita dor-de-cabeça e até mesmo a morte por espancamento e linchamento. Esses episódios extremos vem se tornando cada vez mais populares na Índia, o que tem feito com o próprio governo limite o acesso ao app, e tem acontecido também aqui no Brasil.
O próprio serviço de mensagens tem trabalhado em ferramentas para identificar fake news e limitar a quantidade de grupos para os quais um conteúdo pode ser compartilhado simultaneamente. Entretanto, a melhor arma continua sendo a verificação de cada um antes da distribuição das notícias falsas — especialmente em tempos de eleição.