WhatsApp desenvolve novo recurso de mensagens temporárias

2015-04-10_190211

O WhatsApp trabalha na criação de um modo de desaparecimento de mensagens voltado para quem deseja mais privacidade em conversas. Quando o usuário o ativa, novos bate-papos começarão com esse tipo de mensagem por padrão. Este é um recurso muito usado quando se pretende compartilhar dados sensíveis, como documentos ou informações bancárias. Como o WhatsApp raramente adiciona novas configurações de privacidade, é interessante acompanhar como isso vai impactar na base de usuários.

Para adicionar mais essa camada de segurança, basta configurar as opções de privacidade do WhatsApp, assim todas as mensagens enviadas vão sumir após um tempo. O WhatsApp já possui um recurso de mensagens temporárias, mas o prazo é de 7 dias. Mesmo assim, os participantes da conversa ainda podem acessar as mensagens de outros locais, como nas notificações ou em respostas dadas em cima do que foi apagado. Também dá para fazer captura de tela ou enviar a mensagem para outra conversa antes que desapareça. Em razão destas “brechas”, apesar de ser algo bacana, é usado com muita cautela porque não fornece tanta segurança assim.

Se o novo modo for similar ao Snapchat, isso pode dar menos oportunidades para o usuário registrar a mensagem lida, já que ela se apaga logo após a visualização. Caso não siga essa linha, aí pode funcionar como o modelo atual, talvez apenas com um tempo menor, o que seria menos relevante. O modo de desaparecimento estará disponível em uma atualização futura para iOS e Android. Por enquanto, ainda não se sabe em qual versão final ela deve desembarcar, mas alguns testadores beta já estão com acesso à novidade. O jeito é esperar mais um pouco para ver como a novidade chegará. Fonte: Canal Tech