Volta às aulas da educação infantil de escolas particulares aconteceu na terça-feira, 8

2015-04-10_190211

Segundo a prefeitura, foram ao menos 18 escolinhas que voltaram ao funcionamento

De acordo com o cronograma apresentado no dia primeiro de setembro, pelo Governo do Estado, hoje, terça-feira, 8, inicia a retomada gradual das aulas, para escolas particulares de educação infantil. A volta, está liberada apenas para regiões em bandeira amarela ou laranja há pelo menos duas semanas. 18 escolas abriram em Bento Gonçalves, que está na lista de regiões aptas para a retomada. 256 professores, diretores e funcionários foram testados pela secretaria de saúde.
O processo está acontecendo de maneira eletiva, nenhum município é obrigado a exigir a volta às aulas, de mesma forma que os pais podem decidir entre levar ou não os filhos de volta para as atividades, lembrando que o material e as aulas devem estar disponíveis também pelo meio digital. Ao todo no estado, são pelo menos 9 municípios que optaram pela retomada hoje, mesmo que a grande maioria tenha recuado e decidido continuar com as escolas fechadas.

Regras para pais, alunos e instituições

Para a retomada as instituições tiveram que apresentar um plano de contingência, para o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola), cumprindo todos os protocolos, cinco dias antes da volta, para terem tempo de se adequarem à mudanças. O transporte escolar pode circular com apenas 50% da capacidade, mantendo a distância entre as crianças. Álcool gel deve ser de fácil acesso por todos, e a limpeza do veículo com álcool 70% deve ser feita frequentemente. Pais também devem ficar atentos, pois é necessária a entrega de um atestado comprovando a ausência de sintomas gripais.
A instituição deve estipular horários diferenciados para as turmas e alunos não causarem aglomeração. Dentro da sala, é permitido que apenas 50% dos alunos estejam presentes, sendo separados em um distanciamento de um metro e meio entre as crianças, de preferência sempre o mesmos grupo. O uso de máscara é obrigatório à todos. No momento de refeição, é necessário que este distanciamento aumente para dois metros. Em caso de testagem positiva, de professor ou funcionário, o profissional é encaminhado para tratamento.

Como as escolas estão preparadas para a retomada nas escolas particulares do município

Na escola de educação infantil Sol do Amanhecer, a retomada das aulas acontece a partir desta tarde. A diretora, Cleide Roiga confirma que são esperados 26 dos 50 alunos, e que todos os professores e funcionários foram testados no último sábado, 5. A escola também passou por vistoria.
Cleide diz que a maioria das crianças que voltaram para as atividades possuem familiares morando em outras cidades, e os pais não têm com quem deixá-las durante o trabalho,obrigando os pequenos a ficarem com cuidadoras, também conhecidas como tias crecheiras.
Com turmas de 5 alunos por turmas, que correspondem aos 50% exigidos, a escolinha Oficina da Criança está trabalhando. A adesão dos pais foi grande, já que todos pediram pela retomada. Já na escola Anjos do Arco-Íris, que também retoma as atividades no turno da tarde, são esperadas entre 20 e 30 crianças.
Na escola Pedacinho do Céu, a retomada aconteceu com apenas 5 alunos, que representa menos dos 50% da capacidade da escola. A carga horária também diminuiu, indo até as 17h45.
Já na Verde Canela
as atividades retornaram com 20 alunos em tempo integral, mas a instituição está se organizando para poder receber mais, dentro das normas estabelecidas.