Você tem certeza que cabelo  brilhante é saudável?

2015-04-10_190211

Difundido pela propaganda de cosméticos o brilho, na realidade, é uma agressão

 Todos querem cabelos com  aspecto saudável e  normalmente o cabelo com  brilho está associado à saúde  dos pelos.

As propagandas de produtos para o cabelo reforçam esta imagem que é impossível de atingir fora dos comerciais.

 

Como?

 O brilho é um fenômeno óptico explicado pela física. No caso do cabelo, ele se dá pela reflexão da luz nas cutículas. Quanto mais alinhadas, mais o cabelo reflete a luz. Então nas superfícies mais planas, esse fenômeno ocorre de forma mais intensa. Essa é uma das explicações para cabelos lisos serem mais visualmente brilhosos comparados aos cabelos com curvatura

Um cabelo saudável tende a ter as cutículas mais saudáveis e portanto mais alinhadas, e pode ser um dos critérios de saúde capilar, mas não é o único e nem deve ser analisado isoladamente;

Brilho = saúde?

Nem sempre um cabelo brilhante significa que ele está saudável. As cutículas podem ser alinhadas de forma não natural, por meio de procedimentos como escova, alisamentos de qualquer tipo e uso de chapinha. 

Deixando claro que esse efeito é temporário e pode  gerar danos nas cutículas a longo prazo, diminuindo o brilho natural dos fios. Entendeu porque  você sai do salão com cabelos brilhantes e depois de lavar  volta tudo à estaca zero?

Alguns ativos ( ex.  silicones, petrolatos, poliquatérnios e óleos vegetais)  podem reforçar esse brilho, criando uma película temporária que envolve os fios, ajudando no reflexo da luz.  

A cor do cabelo influencia no brilho?

O fenômeno do brilho também está relacionada a cores diferentes, que podem favorecer ou desfavorecer esse reflexo

A fonte de luz também mudará a percepção do brilho. Quanto mais luz, mais intenso será o efeito. O cabelo no sol que vemos é um exemplo.

Seu cabelo não precisa ser incrivelmente brilhante para ser saudável. Claro que é legal ter cabelos brilhosos, mas um brilho surreal igual ao das propagandas de cabelo não são exatamente reais, são efeitos temporários criados com artifícios cosméticos, edição ou truques de iluminação.

O que pode realmente ajudar

Bons finalizadores

Oleação capilar (+ conhecido como umectação)

Jato de ar frio nos fios após uso de calor

Movimento de enluvamento ( aquela famosa e cansativa forma de massagear com creme do topo  às pontas, repetidamente)