Você tem alergia ao sol? Saiba os sintomas, causas e tratamentos

2015-04-10_190211

A alergia ao sol é uma reação inflamatória, causada pela exposição da pele aos raios UV, causando vermelhidão e coceira.

Estamos na estação mais quente do ano, o verão e com ele, surgem diversos problemas de pele como, por exemplo, a alergia ao sol, também denominada como dermatite solar. Comum em muitas pessoas, a alergia ao sol é uma reação do sistema imune aos raios solares que provoca inflamações nas regiões como rosto, braço e peitoral, que são as mais expostas ao sol. Entre os sintomas causados pela alergia ao sol, está, por exemplo, a vermelhidão, coceira, formação de bolinhas brancas ou avermelhadas e, em casos graves, podem surgir esses sintomas até mesmo na pele coberta de roupa.


Os sintomas dependem de inúmeros fatores, e podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com a sensibilidade da pele e do sistema imune de cada indivíduo, são elas: Manchas vermelhas na pele; Coceira nas regiões avermelhadas; Bolhas brancas e/ou vermelhas na pele; Sensação de queimado; Irritação e sensibilidade na pele. Pessoas que tem mais probalidades a sofrerem com as reações inflamatórias, são pessoas de pele clara, mulheres entre 15 e 35 anos, pessoas que vivem em regiões menos ensolaradas, mas que entram em contato exagerado com o sol.

Como prevenir a alergia ao sol:

Embora não exista um tratamento específico para a alergia ao sol, existem algumas dicas que podem ajudar a proteger a sua pele dos raios UV.
Consumo de suplementos alimentares que contêm betacaroteno, nicotinamida (vitamina B3), selênio e probióticos;
Evitar a exposição solar prolongada (Principalmente entre 10 horas e 16 horas, pois nesse período os raios solares são mais intensos);
Passar protetor solar, de 2 em 2 horas;
Usar roupas com proteção UV;
Utilizar hidratantes com fator de proteção 30 ou superior;
Usar acessórios como, por exemplo, boné, chapéu e óculos de sol.