Você sabia que os gatos também rosnam?

2015-04-10_190211

Não são apenas os cachorros que rosnam ao se sentirem bravos ou incomodados. Entenda o rosnado dos gatos:

 

Os gatos, principalmente domésticos, são tidos como animais tranquilos, não tão agitados como os cachorros, por exemplo, mas com um temperamento um pouco mais complicado que os cães.
Até os gatos mais dóceis podem virar a pata assim que decidirem que não querem mais carinho.
Em certas situações, os donos podem até mesmo estranhar a atitude dos bichanos, quando este rosna ou ataca sem motivo.
Entenda um pouco mais o que pode acarretar a estas mudanças de humor repentinas nos gatos.

Gatos também
rosnam?
Sim! Gatos também rosnam, assim como cachorros, contudo, a vocalização do rosnado é um pouco diferente do dos cachorros, sendo mais grave e abafado.
Geralmente, o rosnado dos gatos não vem sozinho. O pet tende a mudar o seu comportamento corporal, mudando de posição, eriçando os pelos, abaixando as orelhas e levantando a cauda.

Motivos
Um dos motivos mais comuns dos gatos rosnarem e ficarem bravos repentinamente é a mudança ou ocupação do espaço em que o gato gosta de ficar.
Os felinos, historicamente falando, são animais territorialistas, e mesmo dentro de um apartamento pequeno, vão tomar o seu espaço para si, e ninguém mais.
Portanto, qualquer mudança de cheiro, de posicionamento de objetos ou até mesmo remoção deste espaço pode gerar estresse para o gato, o tornando arisco.
Alguns outros fatores podem levar o gato a rosnarem, tais como o medo. Por serem animais com instintos selvagens fortes, os gatos são animais que estão sempre alerta a possíveis ataques de predadores, e tirar ambiente seguro deles, pode gerar mudanças comportamentais significativas.
Outros fatores como barulhos altos e estridentes, pessoas estranhas dentro de casa, mudanças de casa, podem levar o pet ao estresse, gerando comportamentos até então atípicos aos bichanos.
E não se engane, até mesmo os pets mais calmos podem virar feras quando se sentem ameaçados!
Outros fatores que podem levar os bichanos à raiva é o tédio, já que naturalmente, ao contrário do que se acredita, os gatos também gostam muito de estarem ativos, brincando e gastando energia.
Num dia em que não há atrações, os bichanos podem se sentir ansiosos, buscando uma maneira de gastar essa energia, podem agirem de maneira agressiva e rosnarem irracionalmente.
Algo que pode ajudar, é dedicar algum tempo, em diferentes momentos do dia, para brincar com o pet, ou, caso você não tenha o tempo disponível para realizar exclusivamente essa atividade, invista em brinquedos que possam ajudar o pet a gastar energia.
Enriqueça o ambiente em que seu gato vive, para que os estímulos ajudem no seu desenvolvimento e bem estar!

Tédio
Os gatos são animais que mascaram muito bem o que estão sentindo, tendem a ficar reclusos quando algo não vai bem, e quando incomodados, podem dar sinais de agressividade, que indicam o desconforto.
Se o rosnado for passageiro, e logo o animal voltar às atividades cotidianas com normalidade, não há com o que se preocupar, além de dar espaço para o animal.
Contudo, se o bichano se mostrar encolhido, recluso, agressivo ao chegar perto ou ao tocar, isso pode indicar que o gato está se sentindo mal e pode estar doente ou com algum problema.
O ideal é sempre a busca por ajuda profissional, pois o veterinário poderá ajudar a solucionar o problema e restaurar a vida saudável para o seu pet!