Você sabia que figos não são frutas?    

São Pedro 2015-04-10_190211

Os figos são flores e também têm insetos mortos dentro deles

 

Você sabia que muitos dos figos que consumimos podem hospedar uma vespa morta? Nunca percebemos porque na realidade o animal se decompõe por meio de uma enzima, transformando-se em proteínas. Um mecanismo bem conhecido e fascinante.

Os figos que costumam acabar na nossa mesa não são uma fruta, mas uma flor. As árvores não florescem como maçãs e pêssegos, mas suas flores desabrocham dentro da vagem, que posteriormente amadurece e se transforma no produto que comemos. Cada flor então produz uma única fruta de casca dura chamada aquênio, que dá ao figo a crocância que conhecemos. O figo é feito de vários aquênios, portanto, quando comemos um, na verdade estamos consumindo mais frutas.

Mas o que a vespa tem a ver com isso? Os figos têm uma característica única. Como as flores desabrocham internamente, elas precisam de um processo especial de polinização. Eles não podem simplesmente confiar no vento ou nas abelhas para espalhar seu pólen, mas uma criatura específica deve fazê-lo: a vespa do figo ou psenes Blastophaga . Esta última não pode sobreviver sem a sua presença e ao mesmo tempo a vespa não pode viver sem a figueira, porque é aí que reside a sua larva. Uma relação conhecida como mutualismo forçado, mesmo que seja o inseto que paga as consequências.

O sistema Blastophaga-Ficus

O sistema Blastophaga-Ficus é estritamente específico para cada espécie: somente este inseto é adequado para fertilizar a figueira e permitir que ela produza sementes. E a figueira é a única árvore adequada para permitir a vida do inseto.

A vespa fêmea entra no figo macho para botar ovos. As asas e antenas destacam-se quando o animal entra no estreito espaço reservado pela fig. Uma vez lá dentro, ele não tem saída. Cabe aos bebês vespas continuar o ciclo de vida, cavando um túnel para sair da figueira. É a prole feminina que faz a jornada para o mundo exterior, levando o pólen com ela.

Isso não significa que o figo contenha uma carcaça de vespa. Na verdade, ele usa uma enzima conhecida como ficina para reduzir o animal a proteínas, mesmo que nem sempre consiga fazer isso com todo o exoesqueleto. Então, tecnicamente pode acontecer que quando mordemos um figo também comemos as vespas ou seus restos.

Mas nem todos os figos os contêm. Alguns são “partenocarpia”, o que significa que não requerem fertilização.