Você sabe tudo sobre cães e gatos? mesmo?

2015-04-10_190211

Então responde aí!

Por que os gatos dormem tanto?
Estudos mostram que felinos dormem de 15 a 20 horas diariamente! Isto é, em geral, gatos passam aproximadamente, dois terços do dia de olhos fechados!
Então sim, seu gato dorme bastante, mas isso é perfeitamente normal, independente de ser um felino de raça ou não.
O porquê de isso acontecer, ainda é uma incognita entre os especialistas. No entanto, acredita-se que apesar de passarem muitas horas de olhos fechados, na verdade, os gatos estão bem atentos, e podem reagir a qualquer sinal de perigo. Como passam menos tempo em sono profundo, precisam de sonecas maiores para se recuperar.

Cães e gatos têm tipo sanguíneo?
Sim! E além de ter tipo sanguíneo, podem ser doadores de sangue como os humanos. Clique aqui para entender um pouco mais sobre como o seu amigão pode ajudar outros bichinhos com doação de sangue. Os gatos podem pertencer a três grupos ou tipos sanguíneos, e os cães a seis grupos ou tipos sanguíneos. No caso dos gatos, os grupos são divididos em tipo A, tipo B e tipo AB. O grupo A é o mais comum e os animais pertencentes a esse tipo correspondem a uma parcela entre 73 e 99,7% dos casos veterinários. O grupo B abrange a parcela de 0,3 a 26% e o grupo AB pode ocorrer em até 9,7% da população felina. No caso dos cães, já foram catalogados mais de 20 grupos sanguíneos, porém apenas 6 DEA (sigla em inglês para Dog Eritrocyte Antigen, ou “Antígeno Eritrocitário Canino”) apresentam importância na medicina transfusional (DEA 1.1, 1.2, 3, 4, 5 e 7). Cães de uma mesma raça podem ter tipos sanguíneos diferentes, assim como cães de raças diferentes podem ter o mesmo tipo sanguíneo.

Filhotes de pais diferentes na mesma ninhada?
As fêmeas de gatos e de cães podem ter filhotes de vários machos distintos em uma mesma ninhada.
No momento em que uma fêmea copula com machos diferentes, poderá ter cada um de seus óvulos fertilizados por espermatozoides de pais distintos.
O bom mesmo é evitar que que a fêmea entre no cio e tenha uma ninhada indesejada. Para isso, castração! E olha a boa notícia, além de evitar uma ninhada não planejada, a castração também pode evitar uma série de doenças.

O cachorro só enxerga em preto e branco?
Os cães podem ver cores, mas não é como um esquema de cores vivas como nós vemos. Eles distinguem entre azul, amarelo e cinza, mas provavelmente não vêm vermelho e verde.